sábado, maio 09, 2009

Os Ensinamentos de Sri Paramahamsa Ramakrishna

como meio de unir-se a Brahman (O Absoluto)

Sri Paramahansa Ramakrishna foi uma das poucas pessoas, registradas pela história, que conquistaram com sucesso a meta espiritual: vivenciar a Realidade Última, unir-se a Brahman - O Incognoscível.

Ramakrishna foi um dos pioneiros a falar do convívio pacífico e harmonioso entre as diferentes religiões e credos, e pregar a irmandade entre seus diferentes seguidores. Sua vida foi uma busca constante, e com êxito, por Deus, e assim alcançou diversas vivências místicas e espirituais, além de deixar importantes e profundos ensinamentos para a humanidade.


Introdução

Sri Paramahansa Ramakrishna é considerado um divisor de águas para a história da espiritualidade recente da Índia, antes Dele o Hinduísmo (Sanâtana-Dharma) e seus rituais eram vistos cada vez mais como práticas supersticiosas responsabilizadas pelo pouco desenvolvimento intelectual e material do país e também pela miséria do seu povo. Ramakrishna em uma atitude oposta re-afirma a importância da prática espiritual constante e devolve ao seu povo o orgulho de serem herdeiros de uma importante tradição espiritual.

Sri Ramakrishna foi também o precursor do estudo comparado das diferentes religiões, durante sua vida praticou e chegou aos estágios mais elevados da espiritualidade pela via do Hinduísmo, Tantrismo, Cristianismo, Islamismo etc. Para ele todos os caminhos (religiões) eram igualmente válidos se levassem a Deus.

Por seu exemplo mostrou a importância fundamental do bom humor e de uma pureza, tão doce quando a das crianças, para o desenvolvimento da espiritualidade.

É, por muitas pessoas, das mais diferentes tradições, considerado como uma das Encarnações Divinas. Ramakrishna costumava dizer: “Aquele que havia sido Cristo, Rama, Krishna, Buda e Chaitanya, era, agora, Ramakrishna”.

Ramakrishna ensinou e orientou o desenvolvimento espiritual de seu grupo de discípulos em qual se destacou Swami Vivekananda, um dos pioneiros a trazer a mensagem da Vedanta, da Yoga e da Meditação para o Ocidente.

O propósito deste trabalho é trazer aos dias atuais, agitados e carentes de espiritualidade, a mensagem Daquele que pode ter sido uma das Encarnações Divinas: Sri Paramahamsa Ramakrishna. Seus ensinamentos e atitudes foram as maiores demonstrações da prática de Bhakti Yoga – a atitude devocional.


Objetivo

Resgatar o personagem Ramakrishna e sua história para os dias atuais, falando dele dentro do meio acadêmico através das perspectivas e experiências de pessoas que têm alguma vivência profunda com sua mensagem.


Desenvolvimento

A melhor forma de se conhecer um assunto é aprendê-lo com as pessoas que já o dominam por terem dedicado muitos anos, quando não uma vida inteira, ao seu estudo e prática constante. Por esse motivo este trabalho foi feito baseado em transcrições de entrevistas gravadas em áudio com pessoas que têm longa história e vivência cotidiana com os ensinamentos de Sri Ramakrishna.

Sri Ramakrishna destacou-se na prática do Bhakti Yoga, a seguir segue a definição de cada um dos tipos de Yoga.

Hatha Yoga:
(“Yoga Forte” ou “Yoga da Força”). Yoga da disciplina física que almeja ao despertar do poder da serpente (kundalinî-shakti) e à criação de um corpo divino e indestrutível (divya-deha).

Jnâna Yoga:
(“Yoga da Sabedoria”). O Yoga não-dualista da sabedoria autotranscendente, baseado no cuidadoso discernimento (viveka) entre o Real (i.e., o Si Mesmo) e o ilusório (i.e., o ego e a Natureza).

Raja Yoga:
(“Yoga Real”). Designação tardia do Yoga óctuplo de Patanjali, inventada para contrapô-lo ao Hatha-Yoga.

Karma Yoga:
(“Yoga da Ação”). Um dos principais tipos de Yoga, que consiste na prática autotranscendente de ações conformes ao ser íntimo (sva-bhâva) da pessoa e às suas obrigações morais (sva-dharma).

Bhakti Yoga:
(“Yoga da Devoção”). Um dos principais ramos ou cami-hos do Yoga hindu. É o caminho do amor a Deus, a seus representantes e às suas criações.


Alguns Ensinamentos
  1. Lembre-se sempre (do Absoluto). [Smara Smara em sânscrito]
  2. Dharma é a constituição interna de uma coisa. Logo, o dharma básico de um ser humano é comportar-se humanamente; agir com humanidade.
  3. O ser humano às vezes deve se comportar como a serpente que silva, para afastar o perigo ao redor, mas não ataca por maldade.
  4. Um homem chora rios de lágrima por mulher ou ouro mas não é capaz de derramar uma única lágrima por Deus.
  5. Aquele que havia sido Cristo, Rama, Krishna, Buda e Chaitanya, era, agora, Ramakrishna.

Considerações Finais

Sri Ramakrishna através das constantes práticas de Bhakti Yoga e estados contemplativos, vivenciou os mais diferentes êxtases espirituais. É considerado como "Yogue Perfeito" por ter atingido muitas vezes Nirvikalpa-Samâdhi.


Referências Bibliográficas:
1.TAIMNI, I. K. A Ciência do Yoga, Brasília, Ed. Teosófica, 2006.
2.PATANJALI. Yoga Sutras de Patanjali, Brasília, Ed. Pensamento, 1997.
3.SHANKARA. Viveka Chudamani - A Jóia Suprema do Discernimento, São Paulo, Ed. Pensamento, 1997.
4.M, Mahendranath Gupta. The Gospel of Sri Ramakrishna, New York, Ramakrishna-Vivekananda Center of New York, 1942.
5.SARADANANDA, Swami. Sri Ramakrishna, The Great Master, Madras, Ramakrishna Math, 1952.
6.COCUZZA, Felipe. Ramakrishna, O Grande Avatar, São Paulo, Madras, 1997.
7.ABHEDANANDA, Swami. O Evangelho de Sri Ramakrishna, São Paulo, Ed. Pensamento, 1976.
8.FEUERSTEIN, Georg. A Tradição do Yoga, São Paulo, Ed. Pensamento, 2001.
9.Entrevistas com:

  • Swami Nirmalatmananda - Presidente da Ordem Ramakrishna
  • Prof. Shotaro Shimada - Professor de Yoga
  • Eduardo Chohfe - Assistente voluntário da Ordem Ramakrishna
  • Swami Sunirmalananda - Monge da Ordem Ramakrishna
  • Luiz Fernando Mingrone (Enki) - Professor de Yoga
  • Vitor Hugo França - Professor e escritor de Xamanismo
  • Wagner Borges - Professor e escritor de Projeção Astral e Espiritualidade





Autor:

Fabio Mocci Camargos
contato@fabioterapeuta.com.br

Não é preciso pedir autorização para ou autor ou mencioná-lo (se não quiser ou não couber) em qualquer uso ou reprodução, o mesmo não acredita em propriedade privada. Todo conteúdo (monografias, artigos, textox, posts, fotos) que ele produz é de todos segundo ele.

Neste link está o trabalho original com outros materiais relacionados para download:
http://www.fabioterapeuta.com.br/yoga/sri-paramahamsa-ramakrishna

2 comentários:

Fernando Salvio disse...

Boa Cabelo!

Binho disse...

Não vi nada demais nesse guru. Nenhum ensinamento novo para uma pessoa que se diz a encarnação de tanta gente importante.