segunda-feira, maio 14, 2007

Paul McCartney está morto?

A "suposta morte de Paul McCartney", também bastante conhecida em inglês como "Paul is dead" (tradução literal para "Paul está morto"), consiste basicamente em boatos de que Paul McCartney, integrante dos Beatles, teria morrido em um acidente em 1966 e sido substituído por um sósia.

Em 1966, logo após o lançamento do álbum Revolver, os Beatles pararam de excursionar em virtude da dificuldade de tocar ao vivo os arranjos cada vez mais complexos e inusitados de suas músicas. Este fato, aliado a um acidente de moto sem maiores conseqüências sofrido por Paul McCartney, deu origem ao surgimento algum tempo depois do maior e mais duradouro boato de todos os tempos: o de que Paul McCartney havia morrido e sido substituído por um sósia.

Centenas de matérias em jornais, especulações de fãs e mesmo livros foram surgindo sustentando a versão da morte de Paul. As pessoas que acreditavam nisto se basearam em centenas de pistas que supostamente haviam sido deixadas de propósito pelos outros Beatles nas letras das músicas, nas capas dos discos e nos filmes posteriores da banda.

Os Beatles sempre negaram qualquer envolvimento ou colaboração com os boatos, mas é possível que tenham visto nisso um meio de promoção e aderido à brincadeira com o decorrer do tempo. Muitas pistas não deixam margens para dúvidas de tão precisas que parecem ser. Propositais ou não, as pistas contribuíram durante algum tempo para melhorar a divulgação e aumentar as venda dos discos dos Beatles.


A história da suposta morte de Paul McCartney

Paul teria morrido em um acidente de carro às 5 horas da manhã de uma quarta-feira, dia 9 de novembro de 1966. Sofreu esmagamento craniano e/ou foi decapitado ao colidir com outro veículo por não ter observado o sinal do cruzamento fechar, conforme teria sido contado posteriormente na música A Day in the Life: "he blew his mind out in a car... he didn't notice that the lights has changed". No acidente ele teria perdido seu rosto e seus dentes.

Para a escolha do substituto teria sido feito um concurso nacional de sósias e o vencedor, William Campbell ou Billy Shears, após vencer o concurso teria feito algumas operações plásticas para aumentar sua semelhança com o Beatle morto e poder substituí-lo. A única falha no novo beatle teria sido uma cicatriz em seu lábio superior que não pôde ser removida e aparece nas fotos de Paul (o falso Paul) desde então. Esta cicatriz na realidade existiu e foi decorrente do acidente de moto sofrido por Paul, já anteriormente citado.

Com o sósia colocado no lugar do verdadeiro beatle os outros componentes e produtores da banda teriam começado a divulgar várias pistas para que os fãs pudessem descobrir que o verdadeiro Paul havia morrido. A maioria das pistas relatadas são extremamente bobas e um tremendo exercício de imaginação.

A não ser que o corpo tivesse sido totalmente carbonizado, não tem como não ser executada uma identificação. Não existe nenhuma ocorrência policial ou relato de autópsia de um fato tão incomum. Além disso, não houve uma única testemunha de um acidente tão grave. Uma figura tão popular e sempre presente como Paul McCartney, seu sumiço certamente seria notado pela imprensa. Na época, nada foi noticiado.


Rubber Soul
1.) A primeira suspeita foi quando os Beatles anunciaram que não fariam mais shows ao vivo, assim ninguém perceberia o sósia de Paul McCartney.
2.) Na capa do disco "Rubber Soul" os Beatles estão olhando para baixo, como se estivessem olhando para uma sepultura que seria de Paul.
3.) A música "In My Life" tem um trecho dizendo: "some are dead and some are living" (alguns estão mortos e alguns estão vivos).
4.) A música "I'm Looking through You" tem um trecho dizendo: "You don't look different but you have changed, I'm looking through you, you're not the same" (você não parece diferente mas você mudou, eu olho através de você, você não é mais o mesmo)


Revolver
1.) Perceba que este é o primeiro disco dos Beatles onde a capa não é uma foto, e sim um desenho. Pelo desenho não daria para descobrir o sósia.
2.) A música "She Said She Said" tem um trecho que diz "she said I know what it's like to be dead" (ela disse que eu sabia como é estar morto).
3.) A música Dr Robert diz: "you're a new and better man" (você é um homem novo e melhor) se referindo ao novo Paul. Dr Robert teria sido o médico responsável por tentar salvar Paul.


Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
1.) A capa do disco estaria simbolizando a sepultura de Paul, com todas as pessoas ao redor.
2.) Os arranjos de flores lembram um funeral.
3.) Um dos arranjos de flores forma o desenho de um baixo igual ao que Paul tocava, e virado para a direita, já que Paul era canhoto. O baixo só tem três cordas, simbolizando apenas 3 Beatles restantes.
4.) Há uma boneca segurando um carro de brinquedo na foto da capa. O carro seria do mesmo modelo do que matou Paul no acidente.
5.) Na foto da contracapa Paul está olhando para trás, enquando os outros olham para frente.
6.) Na música "Sgt. Pepper's Lonely hearts Club Band" eles estariam apresentando o sósia de Paul, chamado "Billy Shears" : "so let me introduce to you the one and only Billy Shears"
7.) Na música "A Day In The Life" há um trecho que diz: "He blew his mind out in a car, he didn't notice that the lights had changed" (ele estourou sua cabeça em um acidente de carro, pois não percebeu que as o semáforo havia fechado)
8.) Outro trecho de "A Day In The Life" diz: "A crowd of people stood and stared they'd seen his face before, nobody was really sure if he was..." (uma multidão parou e assistiu, eles viram seu rosto antes, mas ninguém tinha certeza se era ele)
9.) Na música "Good Morning, Good Morning" há um trecho dizendo: "nothing to do to save his life" (nada pode ser feito para salvar sua vida)


Magical Mystery Tour
1.) Na música "All You Need Is Love" John fala: "yes! he is dead!" (sim, ele está morto). Esta é muito fácil de perceber. Ouça a música e perceba que ele diz essa frase em torno dos 3:13 da música.
2.) O disco original vinha com um encarte. Nele havia uma foto dos 4 Beatles, cada um com uma rosa na lapela. A rosa de John, George e Ringo era vermelha. A rosa de Paul era preta.
3.) Na bateria do Ringo, na foto central do encarte, está escrito "Love 3 Beatles", o que queria dizer que agora são só 3 Beatles.
4.) Em todas as fotos Paul está descalço (mortos são enterrados descalços).
5.) O nome do disco "Magical Mystery Tour" (Jornada Mágica e Misteriosa) seria a jornada dos Beatlemaníacos para decifrar os mistérios da morte de Paul.
6.) Em "Strawberry Fields Forever" Lennon diz: "I Buried Paul" (eu enterrei o Paul).


White Album
1.) Em "I'm So Tired", escutando a música de trás para frente, Lennon diz: "Paul is dead man"
2.) No álbum que vem com o disco há uma foto de Paul numa banheira, com sua cabeça fora da água, dando uma forte impressão de ser uma cabeça decaptada.
3.) A cicatriz no rosto de Paul seria na verdade a cicatriz da cirurgia plástica do sosia "Billy Shears" para ficar mais parecido com o verdadeiro com Paul.


Abbey Road
1.) Na foto dos Beatles atravessando a rua, Paul está com o passo trocado em relação aos outros
2.) Paul está descalço (mortos são enterrados descalços)
3.) Paul está com os olhos fechados.
4.) Paul está segurando seu cigarro na mão direita (o verdadeiro Paul é canhoto, e estaria segurando o cigarro na mão esquerda)
5.) A música "Come Together" tem um trecho: "one and one and one is three" (um mais um mais um são três) o quer que dizer "John mais George mais Ringo são três". Não contou o Paul, pois ele estaria morto.
6.) A placa do fusca branco estacionado na rua é 28IF, o que queria dizer que Paul teria 28 anos se (IF) estivesse vivo. Além disso, na Inglaterra o Fusca é chamado de Beetle.
7.) Há um carro funerário estacionado.


Fonte
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_McCartney_est%C3%A1_morto%3F
http://www.flogao.com.br/freeasabird/news/625637

17 comentários:

Topsy Kreets disse...

John Lenon,depois de espalhar tantas pistas sobre a morte do companheiro,decidiu se separar dos Beatles e mais tarde revelar o segredo.
Entretanto,fora morto por um fã antes de conseguir fazê-lo.
Esse fã ,na verdade,não queria deixar que a verdade sobre os Beatles viesse à tona.
A conspiração virou contra John e agora ele também está morto.

Ass : Topsy Kreets.

Beto. disse...

A essa conspiração da morte de John pode-se somar a morte de Brian Epstein, que morreu de uma forma muito suspeita. Claro que fico me perguntando: como um sósia poderia ser tão parecido? Até no talento musical? Acho que isso foi mesmo o mais incrível e mais bem sucedido marketing, e que só poderia ter partido deles, os melhores. George Martin com certeza não compactuaria com algo assim, estaria morto tb.

Abraços!!

nicole disse...

na verdade deram os tiros no john lennon porqueele falou queelesestavam mais populares que Jesus Cristo.

gigilacta disse...

"Na música "All You Need Is Love" John fala: "yes! he is dead!" (sim, ele está morto). Esta é muito fácil de perceber. Ouça a música e perceba que ele diz essa frase em torno dos 3:13 da música."

Fui ouvir a música e... lá está a frase.

Anônimo disse...

Minha gente que viajem absurda!!!Fiquei perplexa com tanta besteira!!!É claro que o nosso Paul ainda está aqui,isso tudo é idiotice de quem ñ tem o que fazer.

rodrigo disse...

Discordo em um ponto, na música "All You Need Is Love" John não fala "yes! he is dead!" e sim "she loves you yes" referindo-se a outra música de grande sucesso deles, isso está bem claro na música, e há uma outra teoria de que os beatles teriam levantado essa suposta morte do Paul para abafar o impacto negativo que estava causando a famosa frase de John de que "os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo"

Tecido Humano disse...

neste video: http://www.youtube.com/watch?v=sTF_wJW7N4g aos 3:09/3:10 dá para ouvir perfeitamente que o Lennon diz "yes he's dead" , só de pois é que canta "she loves you yeah yeah yeah".

dá muito que falar este tema =)

Filipe disse...

Elementar meu caro Tecido Humano, analisando os dizeres de John nesse ponto da música, e analisando a pronúncia britânica do inglês, pode-se notar que a frase ao que nos referimos é "Yes it is", já que no inglês britânico o "t" não é engolido e atropelado pela continuidade da frase.
Pronúncia inglesa e americana (respectivamente) no site: http://www.howjsay.com/index.php?word=yes%20it%20is

brunobelle1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Vitor disse...

Lennon diz "yesterday", bando de idiota

Leco disse...

galera, fico meio na duvida pq o "Paul" antigo tinha o nariz um pouco gordinho, a orelha dele era pra fora e o olhar era um e ele não tem mais essas caracteristicas.
na musica All YOU NEED IS LOVE não tem nada de HE'S Dead, tem She loves you, se não me engano yes it's e yesterday.
se o Paul Morreu ou não, não faz diferença eu vou ao show assim mesmo.

isaperfectworld disse...

Não fala yes he is dead, fala YESTERDAY claramente :D

joseanderle disse...

Eu também estou morto, sou impostor, mais nesse momento já não tenho mais certeza pois fazem tanto tempo que pareço ser autêntico ou será que foi o impostor que morreu e eu continuou o autêntico. Seja como for é melhor seguir assim mesmo e tomar cuidado para não ser morto novamente.

Auguto disse...

Olha cara, tenho um DVD dos Beatles da vida INTEIRA dez so nascimento até hoje em 5 discos, da intrevista dos beatles, o Paul fala de detalhes na epoca, qndo ele ganho aprimeira guitarra, q dentro do carro indo pra n sei onde, eles conversavam, acho q n teria como o "Falso" Paul soubesse da infancia de paul, o q comenta nos videos... mas sei lah, acho q nao

Dc37 disse...

E ~eu que achava que era mentira que existiam esses blogs de nerds que acham que tudo é conspiração...
E claro que os beatles colocaram algumas paradas de brincadeira, mas a Música "A Day In The Life" fala sobre um homem que morreu sim, e saiu no jornal, mas não era Paul. E como o tal do "Billy Shears" teria voz tão parecida com a dele? Vai arranjar mulher otário.

marynataylorqueen disse...

O fato é pessoal,na época em1966,O Paul Mccartney namorava com a atriz inglesa Jane Asher,quando ela terminou com ele em1968,ela se restringiu a falar do seu relacionamento com o Paul,e focou no seu trabalho de atriz,mais ainda,pra sair da sombra de namorada do Paul,mesmo ela ter terminado com ele,pra que ela agiu assim como se não quisesse que as pessoas soubessem da sua relação com Paul?ou pq ela estaria escondendo alguma coisa,hein pessoal?pensem nisso se v6 Perceberem tbm o namoro dela com o Paul no começo de1963até 1966,era as 1000maravilhas eram vistos mais vezes juntos,a partir de1967,eles ja não eram vistos mais juntos como antes....

Balengo-tengo disse...

na música John Fala YESTERDAY cambada de idiotas e se esse Paul for falso tá melhor que o original pois de todos foi o que teve mais sucesso na carreira solo.