terça-feira, abril 10, 2007

Ecologia e Espiritismo

É urgente que o movimento espírita absorva e contextualize, à luz da doutrina, os sucessivos relatórios científicos que denunciam a destruição sem precedentes dos recursos naturais não renováveis, no maior desastre ecológico de origem antrópica da história do planeta. Os atuais meios de produção e de consumo precipitaram a humanidade na direção de um impasse civilizatório, onde a maximização dos lucros tem justificado o uso insustentável dos mananciais de água doce, a desertificação do solo, o aquecimento global, a monumental produção de lixo, entre outros efeitos colaterais de um modelo de desenvolvimento “ecologicamente predatório, socialmente perverso e politicamente injusto”.

Na pergunta 705 do Livro dos Espíritos, no capítulo que versa sobre a Lei de Conservação, Allan Kardec pergunta: “Porque nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário?”, ao que a espiritualidade responde: “É que, ingrato, o homem a despreza! Ela, no entanto, é excelente mãe. Muitas vezes, também, ele acusa a Natureza do que só é resultado da sua imperícia ou da sua imprevidência. A terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se” (...).

É evidente que em uma sociedade de consumo, nenhum de nós se contenta apenas com o necessário. A publicidade se encarrega de despertar apetites vorazes de consumo do não necessário - daquilo que é supérfluo, descartável, inessencial - renovando a cada nova campanha a promessa de felicidade que advém da posse de mais um objeto, seja um novo modelo de celular, um carro ou uma roupa. Para nós espíritas, é fundamental que o alerta contra o consumismo seja entendido como uma dupla proteção : ao meio ambiente - que não suporta as crescentes demandas de matéria-prima e energia da sociedade de consumo, onde a natureza é vista como um grande e inesgotável supermercado – e ao nosso espírito imortal, já que, segundo a doutrina espírita, uma das características predominantes dos mundos inferiores da Criação é justamente a atração pela matéria. Nesse sentido, não há distinção entre consumismo e materialismo, e nossa invigilância poderá custar caro ao projeto evolutivo que desejamos encetar . Essa questão é tão crucial para o Espiritismo, que na pergunta 799 do Livro dos Espíritos, quando Kardec pergunta “de que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?”, a resposta é taxativa: “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade.(...)”

Uma das mais prestigiadas organizações não governamentais do mundo, o Worldwatch Institute, com sede em Washington, divulga anualmente o relatório “Estado do Mundo”, uma grande compilação de dados e estudos científicos que revelam os estragos causados pelo atual modelo de desenvolvimento. Na última versão do relatório, referente ao ano de 2004, afirma-se que “o consumismo desenfreado é a maior ameaça à humanidade”. Os pesquisadores do Worldwatch denunciam que “altos níveis de obesidade e dívidas pessoais, menos tempo livre e meio ambiente danificado são sinais de que o consumo excessivo está diminuindo a qualidade de vida de muitas pessoas”.

Aos espíritas que mantém uma atitude comodista diante do cenário descrito nessas breves linhas, escorados talvez na premissa determinista de que tudo se resolverá quando se completar a transição da Terra ( de mundo de expiações e de provas para mundo de regeneração) é bom lembrar do que disse Santo Agostinho no capítulo III do Evangelho Segundo o Espiritismo. Ao descrever o mundo de regeneração, Santo Agostinho diz que mesmo livre das paixões desordenadas, num clima de calma e repouso, a humanidade ainda estará sujeita “às vicissitudes de que não estão isentos senão os seres completamente desmaterializados; há ainda provas a suportar (...) e que “nesses mundos, o homem ainda é falível, e o Espírito do mal não perdeu , ali, completamente o seu império. Não avançar é recuar , e se não está firme no caminho do bem, pode voltar a cair nos mundos de expiação, onde o esperam novas e terríveis provas”. Ou seja, não há mágica no processo evolutivo: nós já somos os construtores do mundo de regeneração, e , se não corrigirmos o rumo na direção do desenvolvimento sustentável, prorrogaremos situações de desconforto já amplamente diagnosticadas.

Não é possível, portanto, esperar a chegada do mundo de regeneração de braços cruzados. Até porque, sem os devidos méritos evolutivos, boa parte de nós deverá retornar à esse mundo pelas portas da reencarnação. Se ainda quisermos encontrar aqui estoques razoáveis de água doce, ar puro, terra fértil, menos lixo e um clima estável - sem os flagelos previstos pela queima crescente de petróleo, gás e carvão que agravam o efeito estufa – deveremos agir agora, sem perda de tempo.

Depois que a ONU decretou que 2003 seria o ano internacional da água doce, os católicos não hesitaram em, pela primeira vez em 40 anos de Campanha da fraternidade, eleger um tema ecológico: “Água: fonte de vida”. Mais de 10 mil paróquias em todo o Brasil foram estimuladas a refletir sobre o desperdício, a poluição e o aspecto sagrado desse recurso fundamental à vida. E nós espíritas? O que fizemos, ou o que pretendemos fazer? O grande Mahatma Gandhi - que afirmou certa vez que toda bela mensagem do cristianismo poderia ser resumida no sermão da montanha – nos serve de exemplo, quando diz “sejamos nós a mudança que nós queremos ver no mundo”.



Fonte

André Trigueiro (autor deste artigo)
Escritor, Jornalista da TV Globo e
autor do livro 'Mundo Sustentável'
http://www.mundosustentavel.com.br/

8 comentários:

Anônimo disse...

Querido Irmão André
Muito legal sua materia, porem me fica uma dúvida, quando será essa mudança de Prova e expiação para Regeneração.
dizem que Emanneul falou que seria por volta de 2057 e Bezerra diz 2067, não seria muito ariscado está se dando data para essa mudança, ou essas informações são definitivas e comprovadas.
Essas informações eu obtive através do sitehttp://www.cooperativaespirita.org/artigos.mais.importante.reencarnacao.htm.
Gostaria de ter a sua opinião
grato
Jorge Dutra
geclifrj@gmail.com

disse...

André, fiquei muito feliz em saber que vc está engajado nessa reforma, mesmo que isso não aconteça de imediato, não devemos calar é necessário colocar em evidência a nossa opinião e sugerir mudanças, sou espírita mas acima de tudo sou cidadã. me
parabéns pelo texto.

Penélope disse...

Caro amigo André.
Todos nós Espíritas aguardamos o momento preciso em que o Planeta passará de Expiação e Provas,para Regeneração.Mas o que pouco observamos é que essa transformação já deveria está acontecendo a muito tempo...Tudo evolui no pleneta nada é imutável,mas entendo que essa transformação pode acontecer de dentro para fora,a Regeneração começa a partir do comprometimento moral em modificar hábitos arraigados,vícios,domar as inclinações ruins que todos nós trazemos de outras vidas. Daí a necessidade de uma nova oportunidade de reencarnação graças a DEUS!Por isso eu afirmo com toda certeza do meu coração.Reforma íntima é regeneração!Fique com DEus!Um abraço.

Anônimo disse...

Olá André, é inerente do ser humano avançar,crescer,impulsionar todos a volta e ir adiante. Como é bom saber que você também é simpatizante desta maravilhosa filosofia. Achamos o caminho para mundos melhores e como vamos chegar à mundos melhores depende o modo de caminhar vamos enfrente!
Que bom ter gente da TV com esse pensamento. Obrigada meu DEUS!
Um forte abraço.

John Emilio Tatton disse...

Caro André
Há quase 30 anos sou ecologista e espírita Kardecista, gosto, estudo e pratico muito o assunto.
Você não imagina a importância desse ato seu de assumir publicamente o interesse por essas duas questões. A partir dele muitos assumirão o Cristianismo verdadeiro através da ciência, filosofia e religião - fato que só a doutrina espírita possibilita.
Parabéns cara!!!!
Estou feliz, contente e tb. vou começar a escrever sobre isso em www.agua.bio.br
Abraços
John

Avalon disse...

Prezado André,
Sempre defendi a ideia de que não somos divididos em compartimentos - eu enquanto isso ou aquilo, tão na moda - e você é a prova inconteste, com seus discursos e atitudes coerentes, responsáveis e, acima de tudo, comprometido com o outro.
Deus o ilumine e abençoe!!

Antonio B Duarte Jr disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online. Antonio B Duarte Jr.

Unknown disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática. Melissa.