segunda-feira, março 24, 2008

Curso de Projeção - 1ª Fase - Prof. Wagner Borges

Resolvi compartilhar com vocês, fazer um pequeno resumo, um apanhado geral, sobre o curso de "Projeção da Consciência" que eu juntamente com minha esposa, fizemos com o professor Wagner Borges nos dias 16/02/2008 e 23/02/2008 (dois sábado concecutivos, das 14 às 20 horas) no IPPB (Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bio-Energéticas) que fica em São Paulo.

Este curso é constituído de 4 fases ao longo do ano. No final do post estão todas as informações necessárias para entrar em contato com o instituto, caso haja interesse. Vamos ao que interessa!


Projeção Astral: A possível Experiência fora do Corpo.

É sabido, desde a mais remota antiguidade, que a "experiência fora do corpo" é um fato, envolvendo práticas de cunho técnico. Porém, devido ao desconhecimento sobre o assunto, grupos desinformados geraram fantasias sobre os "perigos" que envolveriam o processo, aliás inexistente.

Sabe-se que os americanos e russos investiram milhões na pesquisa da paranormalidade, especialmente no assunto da "Projeção Astral Consciente", visando interesses obscuros de "espionagem extrafísica". Eles queriam criar o espião perfeito. Aquele que conseguiria entrar em qualquer base militar sem ser visto, observar o máximo e depois relatar tudo para seus superiores.

Hoje, a Projeciologia insere-se na Parapsicologia como ciência adstrita, digna de maior crédito, contando com pesquisadores como Wagner Borges, Waldo Vieira, Sylvan Muldoon, Hereward Carington, Robert A. Monroe, entre tantos outros nacionais e internacionais.


Noções gerais sobre a Projeção da Consciência

Projeção da Consciência é a capacidade que todo o ser humano tem de projetar a sua consciência para fora do corpo físico. A consciência está sediada no corpo mental. O corpo mental está sediado na cabeça extrafísica do psicossoma. O psicossoma está sediado por toda a extensão do corpo físico.


Estrutura do Psicossoma

O psicossoma pode ser definido como a contraparte extrafísica do corpo físico, uma réplica exata do corpo físico em toda a sua estrutura. A diferença entre os corpos é que o psicossoma é constituído de matéria astral e que vibra numa frequência mais sutil e é infinitamente mais refinada do que a matéria física que constitui o corpo físico.

Durante sono, os laços que mantém os veículos de manifestação unidos se afrouxam e o psicossoma se destaca do corpo físico. Essa separação é que constitui o fenômeno da projeção da consciência. Pode ocorrer não somente durante o sono, mas também no transe, na síncope, no desmaio ou sob a influência de um anestésico.

O nome "psicossoma" parece ser o mais adequado para definir esse veículo de manifestação, já que nos planos extrafísicos evoluídos, os espíritos desencarnados o denominam dessa forma. Portanto, é bom o projetor se acostumar com esse nome, pois ele é o mais usado fora do corpo. Entretanto, ele também é denominado de corpo astral, perispírito, duplo astral, corpo fluídico, corpo espiritual, e outros.


A projeção Involuntária e Voluntária

Na maioria das projeções involuntárias, a pessoa projetada observa seu corpo físico deitado na cama e fica assustada, imaginando que está desencarnada. Outros pensam que estão vivendo um pesadelo e procuram desesperadamente acordar seu corpo físico.

Muitos sonhos de vôo e de quedas estão relacionados diretamente com a movimentação do psicossoma durante a projeção.

Existem as projeções voluntárias, nas quais a pessoa tenta sair do corpo pela vontade e consegue. Nesse caso, o projetor comanda o desenvolvimento da experiência e está totalmente consciente fora do corpo; pode observar seu corpo físico com tranquilidade; viajar à vontade para lugares diferentes no plano físico ou extrafísico; encontrar com outros projetores ou com entidades desencarnadas.


Cordão de Prata

O psicossoma é ligado ao corpo físico por um apêndice energético, conhecido como cordão de prata, através do qual é transmitida a energia vital para o corpo físico, abandonado durante a projeção. Em contrapartida, o cordão de prata também conduz energias do corpo físico para o psicossoma, criando um circuito energético de ida e volta.

Um dos medos básicos dos iniciantes é o de que o cordão energético venha a se partir durante a projeção, acarretando, assim, a morte do corpo físico. Tal medo é infundado, pois isso não acontece.

O vigor e a elasticidade do cordão de prata são incalculáveis. Por mais longe que o projetor estiver, o cordão de prata sempre o trará de volta para dentro do corpo físco. Se surgir alguma perturbação física no ambiente onde repousa o corpo físico, o psicossoma será imediatamente atraído pelo cordão de prata para dentro dele. É nesse instante que muitos projetores têm a sensação de queda e acordam assustados no corpo físico.


Pontos de ligação do cordão de prata nos corpos

Os principais filamentos energéticos são aqueles que partem da área da cabeça, através dos chacras coronário e frontal e, a partir do que tudo indica, da glândula pineal, no interior do crânio. Na parte projetada, o cordão de prata se liga na parte posterior da cabeça extrafísica do psicossoma.


Catalepsia Projetiva

A catalepsia projetiva pode ocorrer tanto antes como após a projeção. Geralmente, ela acontece da seguinte maneira: a pessoa desperta durante a noite e descobre que não pode se mover. Desesperada, ela tenta gritar, mas não consegue. Tenta abrir os olhos, mas não obtém resultado. Geralmente, esse fenômeno dura apenas alguns instantes, mas para a pessoa parece qua decorreram horas de agonia.

É um fenômeno que acontece com muitas pessoas, todas as noites, em todo o planeta. Se o leitor questionar as pessoas do seu círculo familiar e de amizades, constatará que muitas delas já passaram por esse tipo de experiência algum dia.

Portanto, se o leitor se encontrar nessa situação em um noite qualquer, não tente se mover. Fique calmo e pense firmemente em sair do corpo e flutuar acima dele. Não tenha medo nem ansiedade e a projeção se realizará.

Caso o leitor não pretenda se arriscar e deseje recuperar o controle do seu corpo físico, basta tentar, com muita calma, mover um dedo da mão ou uma pálpebra que, imediatamente, irá readquirir o movimento. Entretanto, se a catalepsia projetiva ocorrer, não desperdice a oportunidade e procure sair do corpo.


Sintomas da Projeção

Além da catalepsia projetiva, podem ocorrer pequenas repercussões físicas no início da projeção, principalmente no membros. Muitas pessoas, quando estão começando a adormecer, têm a sensação de estar "escorregando" ou caindo por um buraco e despertam sobressaltadas.

Estado vibracional - Ocasionalmente, o estado vibracional pode produzir uma espécie de zumbido ou ruído estridente que incomoda o projetor. Na verdade, essas vibrações são causadas pela aceleração das partículas energéticas do psicossoma, criando assim um circuito fechado de energias. Essas energias são totalmente inofensivas e têm como finalidade a separação dos dois corpos.

Ballonnement - A pessoa tem a sensação de que o seu corpo está inflando como um balão.

Oscilação Astral - É quando o psicossoma flutua acima do corpo físico, oscilando sem controle de um lado para o outro.


Tipos de Projeção

Consciente - É aquela na qual o projetor sai do corpo e mantém a sua consciência lúcida durante todo o transcurso da experiência extracorpórea.

Semiconsciente - É aquela na qual a lucidez da consciência é irregular e o projetor fica sonhando fora do corpo, totalmente iludido pelas idéias oníricas.

Inconsciente - É aquela na qual o projetor sai do corpo totalmente inconsciente. Infelizmente, a maioria dos encarnados está nessa situação.


Diferenças entre Projeção e Sonho
As diferenças entre sonho e projeção são bem óbvias:

Sonho

  • A consciência não tem domínio sobre aquilo que está vivenciando
  • Não há coerência
  • Predomina a ilógica
Projeção

  • A consciência tem pleno domínio sobre si mesma
  • Padrão normal de consciência
  • Padrão normal de lógica

Amparadores Extrafísicos

Durante toda a projeção, os amparadores estão presentes, assistindo e orientando o projetor, mesmo que ele não os perceba. Na maioria das vezes, eles ficam invisíveis e intangíveis ao projetor. A projeção em que o amparador ajuda o projetor a sair do corpo é denominada de "Projeção Assistida".


Ataques Extrafísicos e a Autodefesa do Projetor

O ataque extrafísico ocorre quando um espírito desencarnado, hostil, ataca o projetor fora do corpo. Se isso acontecer, o melhor é não ter medo, quer ele tenha aparência horrível ou não, e confiar em si mesmo para resolver o problema.

Fora do corpo existe uma técnica de defesa infalível que é a exteriorização de energias na direção do agressor. Mesmo que sejam muitos atacantes, o projetor deve procurar se manter tranquilo e estender as mãos extrafísicas na direção deles, enviando energias pela vontade e pensamentos altruísticos de paz e equilíbrio. No mesmo instante desta emissão energética, eles fugirão ou adormecerão ali mesmo onde estiverem, sendo então conduzidos pelos amparadores para um local de tratamento espiritual.


Benefícios da Projeção

A projeção é uma experiência impressionante e os seus benefícios para o projetor são muitos:

  • O projetor, fora do corpo, observa eventos físicos e extrafísicos;
  • Nas horas em que o seu corpo físico está adormecido, o projetor observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo;
  • Constatam, através da experiência pessoal, a realidade do mundo espiritual;
  • Pode encontrar-se com espíritos desencarnados;
  • Pode substituir a crença pelo conhecimento direto, através da experiência pessoal;
  • Pode ter a retrocognição extrafísica, lembrando assim, de suas vidas anteriores e comprovando, realmente, por si mesmo, a existência da reencarnação;
  • Pode prestar assistência extrafísica, através da exteriorização de energias fora do corpo, para doentes encarnados e desencarnados;
  • Pode fazer a desobsessão extrafísica;
  • Pode encontrar com pessoas amadas fora do corpo.

Amplitude da Projeção

Muitas pessoas pensam que a projeção é um dom parapsíquico que só certos sensitivos privilegiados possuem. Outras pensam que é uma mediunidade. Essa opiniões são incorretas, pois a projeção não é um dom , nem tampouco uma mediunidade.

Qualquer pessoa pode sair do corpo, desde que se motive para isso com esforço e dedicação. É uma capacidade parapsíquica inata em todos os seres humanos. Não pertence a nenhum mestre, doutrina ou instituição. É uma ferramenta parapsíquica que pode ajudar as consciências a alcançar a maturidade espiritual.

A projeção coloca os planos extrafísicos ao alcance do projetor que, através da experiência pessoal direta, adquire informações novas e reformula conceitos antigo, manifestando-se com mais coerência e racionalidade. A projeção renova o projetor, pois o contato direto com realidades mais avançadas o estimula a ter um desempenho mais produtivo.


Universalismo e Cosmoética

Para fazer projeções de bom nível, o projetor deve ter uma ética muito grande. Existe a ética humana e existe a cosmoética, que é uma ética extrafísica, espiritual, de nível mais avançado, onde o projetor deverá estar bem intencionado, sabendo o que irá fazer com as informações que obtiver a respeito da projeção, usando-as com discernimento e coerência para crescer consciencialmente e ajudar os outros. Conhecimento implica em responsabilidade e sair do corpo não é brincadeira e nem "turismo extrafísico".

Se o projetor deseja ajuda dos amparadores, deve sempre ter em mente dois objetivos muito importantes para com o desenvolvimento da experiência: o desejo sincero de adquirir conhecimentos fora do corpo e o desejo de prestar assistência extrafísica, que pode ser ministrada para doentes desencarnados e encarnados.

Portanto, é muito importante se ter a cosmoética para fazer a projeção, pois se a intenção do projetor for aprender fora do corpo e ajudar os outros, ele terá a ajuda de espíritos amigos (amparadores) durante a experiência. Entretanto, se o projetor tentar se prevalecer da invisibilidade e da intangibilidade do psicossoma, durante a projeção, para invadir a privacidade dos outros ou tentar prejudicar alguém, acabará prejudicando a si próprio, pois a sua intenção negativa atrairá espíritos densos, também com intenções negativas, que o perturbarão.

Além da cosmoética, o projetor deve ter também um universalismo bastante avançado, porque a projeção não admite idéias pequenas, nem ortodoxias e tampouco hipocrisias. Diante do mundo espiritual e das consciências desencarnadas, o projetor não conseguirá esconder de ninguém o que ele é e o que pensa. O psicossoma é um veículo de manifestação que reflete o que a consciência é realmente. É o retrato vivo da consciência, com suas qualidades e defeitos.

O projetor não deve alimentar nenhum tipo de preconceito, seja ele racial, social, político ou religioso, pois a projeção amplia os horizontes da consciência e a coloca de frente consigo mesma. Porém, se o projetor possuir uma menste fechada e preconceituosa, só irá perceber fora do corpo aquilo que ele acredita ou aceito. Então, constatará apenas "meias verdades", pois o plano astral apresenta muitas ilusões e formas mentais e o indivíduo pode correr o risco de ficar preso a isso.

Podemos citaro exemplo do racista, o indivíduo branco, preconceituoso, que deseja sair do corpo. Certo dia ele sente energias inter penetrando-o e percebe que elas vêm de um amparador evoluído, o qual está presente com a intenção de tirá-lo do corpo. Projetando, ele percebe que esse amparador é um negro desencarnado, que mantém a forma de seu psicossoma conforme sua última encarnação como negro. Desconsertado, o indivíduo retorna para o seu corpo imediatamente. O sentimento de racismo e sua mente fechada impediram que ele progredisse na projeção.

Da mesmo forma podemos citar o exemplo do religioso ortodoxo que o amparador tirou do corpo para ajudar uma criança, e o mesmo descobre, consternado, que essa ajuda deverá ser feita num terreiro de cultos afro-brasileiros. Negando-se a prestar assistência, na recusa de entrar no local, o projetor retorna à base física.

Esses são exemplos que mostram porque o candidato a projetor deve ter a mente aberta, racional. No plano extrafísico evoluído não existem preconceitos: todos são iguais, predominando o universalismo e a cosmoética. Entretanto, se o indivíduo for preconceituoso, os amparadores não se interessarão em tira-lo do corpo, pois será uma pessoa mais dificil de cooper. Além do mais, ele atrairá, com seus preconceitos, espíritos obsessores.


A Projeção e a Antiguidade

A projeção da consciência é mencionada em diversos textos antigos da Grécia, China, Índia, Tibet e Egito. Até mesmo na Bíblia existem referências em diversas partes. Um exemplo é:
São Paulo, Segunda Epístola aos Coríntios: Cap.12, Vers.2: "Conheço um homem em Cristo que há 14 anos (se no corpo não sei, se fora do corpo, não sei: Deus sabe) foi arrebatado até o terceiro céu."


Conclusão

O candidato a projetor não deve ter medo de tentar a experiência fora do corpo. O medo é o maior inimigo do projetor. Desde que mantenha sua higiene física e mental, tendo boas intenções, cosmoética, universalismo, altruísmo e conhecimento, o projetor não tem o que temer.


Exercício prático

No final do curso o prof. Wagner Borges realizou um exercício coletivo de relaxamento e possível saída do corpo. Esse exercício você pode conferir com o vídeo abaixo. O vídeo é todo escuro e não está apontando para lugar algum. Deixei a máquina fotográfica na cadeira ao lado apontando para o teto, mas o principal nele é o áudio, com a voz de Wagner Borges nos passando a orientação e conduzindo o exercício.



"Sabem os médicos terrenos que o sono é um dos ministros mais eficientes na cura. É ausente do corpo, muitas vezes consegue a alma prover-se de recursos prodigiosos para a recuperação do veículo carnal em que estagia no mundo"
- André Luiz -
(psicografado por Chico Xavier, livro "Ação e Reação")


IPPB - Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bio-Energéticas
Fundado pelo Professor Wagner D´Eloy Borges
Rua Gomes Nogueira, 168 - Ipiranga - São Paulo - SP
Tel: (11)6163-5381/6915-7351 E-mail: infoippb@uol.com.br
http://www.ippb.org.br/

11 comentários:

Marco disse...

Muito bom! Muito bom mesmo! Sem palavras aqui.. (Isso é uma coisa que eu já me interessava deis de pequeno! Pequeno mesmo! Acho que deis de quando minha memória começou a me permitir a gravar as lembranças =) )
Isso é uma coisa muito interessante à ser usada para o bem! E as pessoas deviam saber mais sobre projeçao astral..!
portanto, parabens pela divulgaçao!!

(ps: E tendo mais novidades, por favor, me contem!!! abç)

Marco disse...

meu email se houver mais novidades a respeiro-->

( nook_milksotm@hotmail.com )

gisa disse...

Olá, gostaria de saber como entrar em contato direto com o prof. Wagner Borges pois meu interesse sobre a técnica de projeção astral muito me interessa e gostaria de saber sobre cursos ministrados por ele e os locais. agraeceria imensamente se ppudessem entrar em contato pelo seguinte e-mail: pa.gude@hotmail.com. Desde já agradeço e coração.Obrigada

Marco disse...

Entao Gisa, eu tambem me interesso muito pelo assunto! alias espero uma notica boa sobre isso deste site, até hoje (o meu post anterior foi a 2 anos atrás) e nunca sequer me responderam nada. Mesmo assim pesquisei bastante com o passar desses 2 anos individualmente, assim falando. Acredito que já saibas mas, a Projeçao Astral mexe, trabalha (é relacionada), com "Chacras; canais de energia em certos pontos do nosso corpo que recebem a energia vital essencial que presisamos, enquanto dormimos ou meditamos.
aqui te passo um video muito interessante que achei nesse tempo em que procurei me aprofundar no assunto. O video abaixo ensina tecnica de relaxamento e como alcançar assim, o estado meditativo e finalmente à Projeçao Astral.

http://www.youtube.com/watch?v=f-MBJr19Rr4

E esse outro abaixo explica bastante, tambem, sobre os principais chacras! Um video bem filosofico!! muito interessante tambem!

http://www.youtube.com/watch?v=gEFM6QT0vzU

Divirta-se

(Obs: Todos os 2 videos sao espiritual INDIVIDUAL! Nao abordam nenhuma religiao certa e, ou, específica!!)

Anônimo disse...

Muito interessante a sua experiência.
Com a sua licença, copiamos o seu post em nosso blog, e sitamos como fonte.

É um experiência que deve ser compartilhada.

Visite-nos e encontrará o seu post.

Obrigada

Anônimo disse...

Tive a oportunidade de assistir a entrevista de Wagner Borges, postada no youtube (em 5 partes). Excelente. Fiquei cativada pela maneira com que se expressou,de uma forma muito simples e didática. Sem dogmatismo.
Parabéns a vocês pela bondade em disponibilizar o conteúdo do curso.
Precisamos despertar!

Ouroboros disse...

Meus Parabéns pela postagem! Realmente este é um post bastante consistente a respeito do processo da experiência extrafísica. Por acaso já teve algum contato com a Conscienciologia & Projeciologia?
Para mais informações:

Assistam a Tertúlia ao vivo gratuita e diariamente com o prof. Waldo Vieira das 12h30 às 14h30.
No site: http://www.tertuliaconscienciologia.org/

Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique disse...

Olá, tenho 15 anos, as vezes pesquiso sobre projeção astral eu acredito em viagem astral, mas numca aconteceu comigo conciente, as vezes eu tento fazer, mas não consigo alguem pode me ajudar porfavor preciso de ajuda quero muito ajudar os amparadores meu msn é carlos.h96@hotmail.com quem poder me ajudar só me adicionar para me explicar como posso estar fazendo a projeção astral

Johnper disse...

Matéria tri-legal. Valeu!

Mariana da Silva disse...

Há muitos anos atras, conseguia voar, pensava que era sonho, mas me direcionava aonde quisesse. Foram poucas vezes. Não muito tempo depois desses "sonhos", consegui voltar a minha primeira moradia, onde amava muito e tive que me mudar. Pensava q estava sonhando. Entrei em cada comodo, ví móveis diferentes dos meus, e tudo diferente. Era noite, e num instante pensei: preciso ir embora, eles (os moradores talvez)estavam chegando. Nunca mais consegui viajar em sonhos ou sair do corpo... Hoje, lendo este blog, percebi q não era sonho e que realmente consegui ir até lá...