quinta-feira, janeiro 11, 2007

A NASA matou acidentalmente vida em Marte?

Existem provas que a 30 anos a NASA, ao visitar Marte, pode ter encontrado micróbios no planeta vermelho e matados inadvertidamente. As viagens ao espaço da Viking de 1976-77 procuravam o tipo errado de vida, e acabaram não a reconhecendo, diz um professor de geologia da universidade do estado de Washington.

Dirk Schulze-Makuch apresentou sua teoria num documento em uma reunião da sociedade astronômica americana em Seattle, Washington. O documento foi liberado domingo.

No último mês cientistas relataram que as novas fotografias de Marte mostram que as mudanças geologicas que sugerem água em sua forma líquida é o sinal da existencia de vida naquele planeta. Esses organismos vivem em temperaturas muito baixas, -68 graus Fahrenheit e as experiências realizadas pela tripulação da Viking, na década de 70, mataram afogando e superaquecendo os micróbios, disse Schulze-Makuch.

Uma das experiências da Viking em Marte foi derramar água no solo. Isso afogaria essencialmente vida baseada hidrogênio, disse. E a experiência oposta foi aquecer o solo para ver se algo acontecia, ou seja, para ver se cozeria micróbios Marcianos.

"O problema era que não tiveram nenhum indício sobre o ambiente em Marte naquele tempo" disse Schulze-Makuch.

Recentemente os cientistas encontraram vida no planeta Terra nas mesmas condições apresentadas em Marte. Um rio da Espanha e nas calotas de gelo dos lagos da Antarctica. A pesquisa de Schulze-Makuch coincide com o trabalho que está sendo terminado por um comitê nacional do conselho de pesquisa apelidado de "o comitê da vida estranha". O grupo preocupa-se com a metodologia que os cientistas utilizam para procurar vida extraterrestre. O problema para os cientistas é que "você encontra somente o que você está procurando" disse o Freeman

Uma missão a Marte está agendada para este ano, e um dos cientistas envolvidos está ansioso para testar a nova teoria sobre a vida em Marte.

Fonte
http://www.cnn.com/2007/TECH/01/07/mars.life.ap/index.html

Nenhum comentário: