terça-feira, março 07, 2006

Monstro do lago Ness poderia ser um elefante

O monstro do lago Ness, animal surpreendente cuja lenda atrai todos os anos centenas de visitantes de todo o mundo à Escócia, pode ter sido uma grande "idéia de marketing" do dono de um circo, ao ver um de seus elefantes tomando banho no lago.

Essa é a teoria exposta por Neil Clark, paleontólogo do Hunterial Museum da Universidade de Glasgow (Escócia), no último número de um boletim científico intitulado "Open University Geological Society Journal".

Segundo Clark, que passou dois anos investigando a lenda criada em torno do famoso monstro, em 1933, o ano em que Nessie, como o mosntro ficou conhecido, foi visto pela primeira vez em tempos modernos, o empresário circense ofereceu 20 mil libras a quem conseguisse capturar o animal para seu circo londrino.

O paleontólogo, que ganhou notoriedade em 2004 ao descobrir a pegada de um dinossauro de 165 milhões de anos de idade na ilha de Skye, afirma que a lenda em torno de Nessie é "em boa parte fruto do século XX".

"A maioria das (supostas) visões (do monstro) ocorreram em 1933, quando se completou a estrada A82 que passa a oeste do lago Ness", explicou Clark à EFE.

Muitas dessas imagens correspondem a troncos flutuantes ou a ondas, mas a partir de 1933 há testemunhas que dizem ter visto uma criatura cinza, como um elefante, com um longo pescoço e uma espécie de corcunda.

"Minhas pesquisas indicam que se trata de elefantes de circos itinerantes. A caminho de Inverness, onde atuavam, os circos faziam uma pausa no lago Ness para deixar os animais descansarem", explica o paleontólogo.

"Quando os elefantes tomavam banho no lago, só ficavam visíveis a tromba e duas corcundas, a primeira das quais correspondia na verdade à parte superior da cabeça do animal", acrescentou o cientista, segundo o qual esses paquidermes são grandes nadadores.

Portanto, não seria surpreendente, segundo Clark, que o empresário oferecesse tanto dinheiro a quem encontrasse o monstro, porque ele já estava com o animal em seu circo.

Clark reconheceu, no entanto, que sua teoria não explica supostas aparições anteriores - a primeira data do século VII - ou posteriores do monstro, por isso nunca se saberá realmente tudo o que as águas desse lago escondem.

"Tenho certeza, no entanto, de que não se trata de nenhum animal pré-histórico", afirmou.

Fonte
http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/mundo/

9 comentários:

Thiago "LoneGunner" disse...

ROOOOBERTTTTTOOOO!!!!!!

Anônimo disse...

sinceramente, eu acredito nesse 'Monstro do Lago Ness', quando fui á Escócia, fui com a minha mãe foi comigo, a faculdade dela tinha passado exatamente esse tema ! alugamos um quarto na beira do lago, ficamos na beira dele observando por dias, até que se surge um ser estranho de pele criatura com cerca de 3 metros de comprimento e dorso arqueado... como outras pessoas descreveram-o, Beijos !

Anônimo disse...

é obvio que é um elefante!!!

Anônimo disse...

já foi "provado" que as fotos acima [ambas] sao representações em minhatura [fotos forjadas]

acredito que aja estye monstro tambem, mas nao é um elefante

Anônimo disse...

ele eh um elefante q recebeu um tipo de mutação para parecer com um dinossauro...
:p

Anônimo disse...

Era o cacete do elefante!

Unknown disse...

Acho q e real pq qndo fui fazer faculdade na escócia na minha aula de estudos geologicos dizia q a parte mais raza do lago e de 230 metross
.....
o centro media cerca de pouco mais de 600 m!!!

Unknown disse...

Axo q eh e ponto...

WILLIAM MORAES CORRÊA (OS FOLIÕES) disse...

Que coisa ridícula! Elefante... Puá! Não publiquem essas porcarias, não. Deixem o animal vivendo em paz lá no fundo, que está mais limpo que na superfície. É tanto lixo amontoado por toda parte! Não, já bastam os monstros daqui mesmo. Elefante... rá! rá! rá! E essas fotos não são de monstro nenhum. Deixem Nesse onde está.