segunda-feira, outubro 29, 2007

Para refletirmos

Diante de tantos paradoxos, com certeza não podemos nos culpar pelo mundo, nem querer resolver os problemas do mundo, já que muitas vezes nem os nossos resolvemos, mas podemos PARAR, e refletir. Com certeza, teremos muito para agradecer.




Seríamos caridosos se, privando-nos, de vez em quando, do prazer de um programa radiofônico ou de T.V. de nosso agrado, visitássemos pessoalmente aqueles que, em leitos hospitalares ou de sua residência, curtem prolongada doença e anseiam por um pouco de atenção e afeto.

Seríamos caridosos se, embora essa atitude pudesse prejudicar nosso interesse pessoal, tomássemos, sempre, a defesa do fraco e do pobre, contra a prepotência do forte e a usura do rico.

Seríamos caridosos se, mantendo permanentemente uma norma de proceder sereno e otimista, procurássemos criar em torno de nós uma atmosfera de paz, tranquilidade e bom humor.

Seríamos caridosos se, vez por outra, endereçássemos uma palavra de aplauso e de estimulo às boas causas e não procurássemos, ao contrário, matar a fé e o entusiasmo daqueles que nelas se acham empenhados.

Leia também
Distinguir o necessário do supérfluo

Fonte
Esmola e Caridade
Calligaris, Rodolfo. Da obra: As Leis morais.
8a edição. Rio de Janeiro, RJ:FEB, 1998.
http://www.espirito.org.br/portal/mensagens/m1156.html

Nenhum comentário: