terça-feira, julho 25, 2006

Nasa decide não entender nem proteger a Terra

A Nasa alterou sua "missão" e nela não consta mais que a agência espacial precisa "entender e proteger nosso planeta casa".

A frase foi capada da declaração oficial da estatal espacial americana. O corte aconteceu em fevereiro, conforme denúncia do jornal The New York Times na sua edição de sábado.

A missão da agência agora ficou assim: "ser a pioneira na exploração do espaço, na descoberta científica e na pesquisa aeroespacial".

O porta-voz David E. Steitz declarou que a mudança foi feita para enquadrar os objetivos da Nasa com a meta do presidente George W. Bush de prosseguir com os vôos espaciais que pretendem levar o homem à Lua e Marte.

A mudança pegou de surpresa cientistas da Nasa que disseram ao jornal que a frase "entender e proteger nosso planeta casa" não era mera retórica.

Com essa mudança, reclamam, haverá menos incentivos para prosseguir com projetos para entender problemas que afetam a Terra como, por exemplo, o da mudança climática causada pelo efeito estufa.

Fonte
http://minhanoticia.ig.com.br/materias/380001-380500/380319/380319_1.html

Um comentário:

Antonio da Matta disse...

Claro e eles estão certos. A declaração anterior tinha a ver com a posição de donos do mundo mal vista por todos. Agora, potencia hegemonica em declinio, a tendencia é cuidar cada vez mais de si, e deixar os outros por conta. Detalhe: As potencias emergentes estão pouco se lixando com o bem estar da humanidade. Na hora de tragédias, como a do tsunami, é melhor não cobrar a tradicional ajuda humanitaria dos EUA, e não esperar que os sheiks do petroleo e a china comparecam. No imperio chines que se levanta, é cada um por si. E viva Ming, o imperador.