segunda-feira, dezembro 18, 2006

Resumo da série ARQUIVO X

Os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully, que fazem parte do departamento 'Arquivo x' investigam uma conspiração governamental que esconde a tomada da Terra por seres alienígenas desde a década de 40.

Eles descobrem que existe um sindicato (com membros de várias nacionalidades) envolvido com a raça alienígena colonizadora. Esses alienígenas fizeram um pacto onde cada membro do sindicato era obrigado a entregar um familiar em troca de sobrevivência de suas famílias quando a Terra fosse tomada definitivamente. O Pai de Mulder era membro desse sindicato e contra a cooperação com os colonizadores.

O membro da família escolhido era abduzido de dentro de suas próprias casas e levado para servir a todo tipo de teste. Provavelmente esses testes serviram para descobrir uma maneira para facilitar a invasão, estudando a anatomia humana.

Registros médicos e um dossiê completo sobre os familiares e pessoas abduzidas a partir da 1947 era mantido pelo sindicato num enorme galpão abandonado e protegido a sete chaves. Entre esses arquivos Mulder encontra a ficha médica de sua irmã e descobre que era ele quem deveria ter sido levado no lugar dela. Alguém mudou de idéia e definiu que seria Samantha, sua irmã a pessoa abduzida. Os arquivos médicos de Scully também estavam lá, e atualizados com a data de sua abdução. Mais tarde Scully retira o implante que é resultado de sua abdução e começa a desenvolver câncer. Ao recoloca-lo, o câncer regride. Mulder descobre que na verdade ele é filho do Canceroso e que provavelmente foi o Canceroso que trocou ele por Samantha para ser abduzida.

A invasão seria através da inoculação de um vírus extraterrestre que Mulder e Scully chamam de "óleo negro". Esse vírus seria distribuído pelo planeta por meio de picadas de abelhas alteradas geneticamente para hospedar o "óleo negro". No primeiro filme ficamos sabendo que a forma pré-histórica desse vírus gera uma entidade biológica extraterrestre dentro de seu hospedeiro (alimentando-se dele durante a gestação) não apenas dominando a mente como o 'óleo negro' atual faz.

O sindicato se arrepende do acordo e paralelamente começa uma corrida contra o tempo para desenvolver uma vacina contra o "óleo negro". Os russos são os primeiros que conseguem bons resultados. Resultados esses obtidos num campo de concentração em Tunguska utilizando cobaias humanas para os testes. Mulder é submetido a um desses testes e logo após consegue se livrar do vírus através da vacina russa.

Os americanos realizam testes de clonagem humana com DNA alienígena a fim de criar uma raça híbrida que sobreviva a invasão. Esses clones ajudariam na rebelião e retomada da Terra pelos humanos. Os clones tem aparência humana, com sangue verde e tóxico, além da habilidade de respirar debaixo d'água e superforça igual as dos aliens. Os americanos também tinham seu campo de concentração para realizar outro tipo de experiência, a de injetar DNA alienígena em pessoas normais. Essas cobaias humanas eram chamadas de 'mercadoria' e acabam desenvolvendo anomalias físicas e lepra por causa do fracasso das pesquisas.

Descobre-se que existe uma segunda raça alienígena que aparentemente esta contra a invasão eliminando toda a pesquisa dos alienígenas colonizadores, ou seja, estão queimando os abduzidos e matando os clones. Os clones são um risco para a Terra porque se os colonizadores perceberem que os humanos estão criando uma resistência, a colonização e inoculação do "óleo negro" começa imediatamente.

Mulder e Scully acabam se apaixonando e dessa relação surge um herdeiro, William. William é uma criança especial, porque Mulder ao ser infectado pelo "óleo negro" e curado, desenvolveu anticorpos o torna imune ao vírus.

Os colonizadores descobrem sobre a vacina, matam todos os membros do sindicato e seus familiares e começam a povoar a Terra de outra maneira, com um tipo de "supersoldado". Alienígenas com aparência humana que não são afetados pela vacina.

Esses "Supersoldados" possuem apenas uma fraqueza a Magnetita, uma pedra magnética que atrai outros materiais (utilizada na produção de imã). No final da série vemos helicópteros Negros matando o Canceroso que estava escondido num antigo vilarejo Navajo, uma região farta em Magnetita. Skinner mata Alex Krycek, se livrando do domínio da Nano-tecnologia. Os "Pistoleiros Solitários" morrem em sua última missão. Mulder descobre que sua irmã Samantha morreu logo após sua abdução, que quando os alienígenas terminaram os testes com ela, a devolveram para o governo e quem cuidou dela antes de morrer foi o próprio Canceroso.

Na minha opinião, o seriado terminou deixando muitas perguntas, fato esse devido à extensão exagerada da série. Como hoje em dia tudo é audiência e dinheiro, a Fox resolveu esticar Arquivo X até quando deu.

Gostei muito da série até a 4ª temporada confesso que quando assisti ao filme no cinema me decepcionei bastante, esperava algo mais "Contatos Imediatos do 3º Grau" ou que Chris Carter respondesse as perguntas que estavam sem respostas até aquele momento no seriado. O que aconteceu foi exatamente o contrário... Criaram-se mais perguntas e assim sucessivamente até o fim da nona temporada.

Nesse meio todo (e foi aí que eu acho que Chis Carter perdeu a mão) criou-se uma série só como os "Pistoleiros Solitários" que foi um fracasso. Não pelos personagens serem ruins, nada disso, inclusive quando eles apareciam no Arquivo X era um show à parte! Mas pela série ter um alto tom de comédia. Eu esperava algo como o filme "Inimigo do Estado"(com Will Smith) ou "Teoria da Conspiração" (com Mel Gibson), mas não foi o que aconteceu. Chris Carter também tentou emplacar "Hash Helm" uma espécie de Matrix, mas não durou 6 episódios.

Por tudo isso, fico sem saber como terminar esse resumo de uma das séries mais cultuadas em todo o mundo, inclusive por mim.


7 comentários:

Suélen Monsini disse...

Olá! Concordo com você sobre uma coisa... Arquivo X perdeu seu "glamour", mas na minha opinião, até que achei legal a quarta, quinta, e sexta temporada, só que a partir da sétima em diante começou a perder o "status" demais!!! As estórias não tem mais graça, e para aqueles que esperavam ver Mulder e Scully "juntos", se decepcionaram! Acho que eles deviam ter dado pelo menos um final feliz para os dois!!!

Anônimo disse...

Sério mesmo, sempre acompanhei a série e também acho q o resultado do final não surprendeu e faltou muitas respostas tão aguardadas, Mulder e Scully mereciam seu final feliz, e Samantha deveria ter mais explicações por tudo o q Mulder procurou.A verdade ainda esta la fora! Ass: Verônica C.

Anônimo disse...

q todo mundo vá pra puta q pariu, mo vacilação! esperei tanto por nada! q merda! qualquer imbecil criaria um final melhor e mais criativo, por isso não vejo mais tv, ta tudo uma grande merda! Só entretenimento vazio e fútil, nada de cultura e coisas interessantes. Vão pro caralho q os parta!

o inconformado.

Anônimo disse...

CHAATOO..

Anônimo disse...

O resumo possuiu alguns erros :

1- Você disse que os familiares escolhidos pelo sindicato era abduzidos em suas casas, ERRADO, eles forao entregues todos ao mesmo tempo numa base aerea, mas como o pai de mulder era contra isso, e so depois aceito entregar samanta, ela foi abduzida em sua casa.

2- Não foi os colonizadores que mataram o pessoal do sindicato, e sim os ALIENS REBELDES, ao descobrirem que Cassandra era um Hibrido Alien Humano perfeito.

Anônimo disse...

Assisti ontem o último capítulo da 10 temporada e muitas perguntas ficaram por responder:será que a Scully vai conseguir salvar o Molder e o mundo?
Será que vão reencontrar o filhinho deles?
Será que vai acabar assim com tantas dúvidas?
Será que a Fox vai fazer a 11 temporada?
Ficaram muitas perguntas a responder...

Anônimo disse...

Assisti ontem o último capítulo da 10 temporada e muitas perguntas ficaram por responder:será que a Scully vai conseguir salvar o Molder e o mundo?
Será que vão reencontrar o filhinho deles?
Será que vai acabar assim com tantas dúvidas?
Será que a Fox vai fazer a 11 temporada?
Ficaram muitas perguntas a responder...