quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Curiosidades do seriado Arquivo X

No episódio Laços de Ternura (6x06:Terms of Endearment) é tocada a música "Only Happy When It Rains", da banda Garbage, duas vezes (uma no meio e outra no final). É bem possível que o grupo seja fã de Arquivo X, afinal já sabemos de várias outras bandas que são fãs do programa e tiveram suas músicas incluídas na trilha sonora do seriado ou mesmo do filme, como os Foo Fighters. Já sabemos que pelo menos a vocalista do Garbage, Shirley Manson, é uma fã do seriado e já disse em uma entrevista que seu sonho era ser a Scully para contracenar com o David Duchovny. É interessante notar uma foto em que ela está parecida com a Scully e com a mesma roupa que ela usa no filme.


No episódio do terceiro ano Operação Clipe de Papel (3x02: Paper Clip), quando o Mulder e a Scully chegam na mina abandonada, pode-se ver uma placa visivelmente antiga caída no chão, com os dizeres: "Strughold Mines (...)". Strughold é o chefe do Sindicato das Sombras (do qual o Canceroso faz parte) e sua identidade só é revelada no filme. (Chris Carter pensou em tudo mesmo!)


A versão em vídeo de Arquivo X - O Filme nos EUA incluiu uma cena inédita que não foi mostrada nos cinemas. Ela tem duração de cerca de um minuto e mostra um trecho a mais no diálogo entre Mulder e o Homem das Unhas-Bem-Feitas, onde ele explica a razão do pai do agente ter entregado sua irmã, Samantha, aos alienígenas. Esse pedaço foi editado pois os produtores acreditavam que já havia informação demais na cena, principalmente se levando em conta que nem todos que vissem o filme seriam fãs e portanto não entenderiam o significado dessa explicação. Temendo um possível vazamento de informações, o criador da série, Chris Carter, chegou a imprimir o roteiro do longa em papel vermelho, impossibilitando fotocópias. O cuidado de Carter levou a todos os envolvidos na produção a assinarem um contrato que os impedia de liberar qualquer informação.


Vocês já perceberam como Chris Carter adora "O Mágico de Oz" ?



Quando a primeira temporada foi exibida por aqui, houve um erro na dublagem no qual a palavra abduzir foi trocada por sequestrar, mas o erro foi concertado.

O Agente Fox Mulder teve duas vozes diferentes, até agora. Do início da série até a metade da segunda temporada Jorge Eduardo dublava Fox Mulder, sendo substituído por Eduardo Boghetti, que ficou até o final da quinta temporada, sendo substituido por Jorge Eduardo denovo .

Gillian Anderson ficou grávida na segunda temporada da série, o que levou Carter a optar pela abdução da personagem Dana Scully. Durante sua gravidez, as cenas foram gravadas com dublês, quando ela era mostrada de corpo inteiro, e em closes que mostravam apenas o rosto, tudo para esconder a barriga. Ela ficou de fora apenas no episódio A Trindade (2x07: 3), voltando no seguinte Por Um Fio (2x08: One Breath).

O nome do episódio O Mistério do Piper Maru é uma homenagem à filha de Gillian Anderson, que tem o mesmo nome e que nasceu em 25 de setembro de 1994.

Os agentes ficaram sob quarentena três vezes, nos episódios Terror no Gelo (1x07: Ice), Quando a Noite Cai (1x19: Darkness Falls) e Firewalker (2x09: Firewalker), após contato com organismos infecciosos.

Mulder e Scully se conheceram no dia 6 de março de 1992 . TRUSTNO1 é a senha do Macintosh de Mulder. No episódio A Besta Humana (1x18: Shapes) é dito que Edgar Hoover foi quem abriu o primeiro Arquivo X em 1946.

Os números 11:21, que geralmente aparecem nos relógios da série, são uma homenagem de Carter à sua mulher, que faz aniversário no dia 21 de Novembro.

Mulder foi baleado gravemente no fêmur em O Vidente (1x12: Beyond the Sea); no ombro esquerdo por Scully, que tentava o afastar de Krycek em Anasazi (2x25: Anasazi) e no filme Fight The Future.


Vários integrantes da produção da série apareceram em episódios ou tiveram seus nomes usados, são eles :

1.) O Assistente de Diretor, Tom Braidwood, participa como Frohike. Seu nome, foi usado por Mulder como codinome em O Ser do Espaço (1x16: E.B.E.) e em Sombras (1x05: Shadows) como uma faixa de estacionamento.

2.) O escritor Darin Morgan foi o Flukeman, em O Hospedeiro (2x02: The Host).

3.) Chris Carter foi um agente do FBI, que interrogou Scully em Anasazi (2x25: Anasazi) .

4.) O nome do cabelereiro Malcom Marsden foi usado em um policial em O Incendiário (1x11: Fire).

5.) O diretor R.W. Goodwin apareceu como um jardineiro em Anasazi (2x25: Anasazi) .

6.) O diretor de dublês- Ken Kirzinger - apareceu como Ritcher em Terror no Gelo (1x07: Ice).

7.) Vladimir Stefoff (como Val Stefoff) teve seu nome usado por Scully como codinome, em O Ser do Espaço (1x16: E.B.E.).

8.) Teena e Cindy são os nomes das esposas dos produtores Glen Morgan e James Wong, escritores e produtores da série.


Os ossos e crânios usados em Aubrey (2x12: Aubrey) e em Nossa Cidade (2x24: Our Town) não são reais, são feitos de plástico e foram envelhecidos com tinta e agentes químicos. As marcas de plástico foram retiradas. Ossos verdadeiros não só custariam muito mais caro como dariam calafrios ao elenco de Arquivo X.

"Experiência de Philadelphia" é o nome dado a um suposto teste com campos magnéticos, capazes de produzir a invisibilidade de um navio, que teria sido executado em 1943. Dizem que o navio e sua tripulação continuara a aparecer e desaparecer, portanto não puderam cessar seus efeitos.

Mulder não teria sido afetado pelo vídeo das notícias porque seria incapaz de ver a diferença entre as cores verde e vermelho (e mostra a gravata como prova incontroversa de que é realmente daltônico em Grampeados (3x23: Wetwired)).

A data na gaveta que contém os óvulos de Scully é 29 de novembro de 1994, data em que ela foi levada ao hospital, em Por Um Fio (2x08: One Breath), episódio da 2a. temporada.


Trust No One
(Não Confie em Ninguém)
Jogo de Gato e Rato (1x23: The Erlenmeyer Flask)

Deny Everything
(Negue Tudo)
A Ascensão (2x06: Ascension)

EI 'AANIIGOO 'AHOOT'E
(A Verdade Está Lá Fora, em Navajo)
Anasazi (2x25: Anasazi)

Apoligy Is Policy
(Desculpar-se é Política)
O Falso Alienígena (3x10: 731)

Everything Dies
(Tudo Morre)
Procura Incessante (4x01: Herrenvolk)

Deceive Inveigle Obfuscate
(Enganar, Iludir, Obstruir)
Teliko (4x04: Teliko)

E Pur Si Muove
(E Com Tudo Se Move)
Terma - A Pedra da Morte (4x10: Terma)

Believe the Lie
(Acreditando na Mentira)
A Maior das Mentiras (4x24: Gethsemane)

All Lies Lead To The Truth
(Todas as Mentiras Levam à Verdade)
Em Busca da Verdade # 1 (5x02: Redux)

Resist or Serve
(Resistir ou Servir)
A Paciente X # 2 (5x14: The Red and The Black)

The End
(O Fim)
O Fim (5x20: The End)

Fight The Future
(Resista ao Futuro)
Arquivo X - Resista ao Futuro (The X Files - Fight the Future)

DIE WAHRHEIT IST IRGENDWO DA DRAUBEN
(A Verdade Está Lá Fora, em alemão)
Triângulo (6x03: Triangle)

Love Of Fate
(Com Amor)
A Sexta Extinção - Parte 2 (7X04: The Sixth Extinction II: Amor Fati)

Believe To Understand
(Acredite Para Compreender)
Libertação - Parte 2 (7X11: Closure)

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa, excelente texto sobre Arquivo-X. Em especial, pela parte das curiosidades acerca da série. Algumas eu já sabia, outras não. Mto bem escrito, parabéns!

Leocildo disse...

Opa!!! Ouviu falar alguma coisa sobre o curioso UFO que aparece no episódio "Darkness Fall" ??? Procurei na NET e não encontrei nada á respeito, será que fui o único que notou??? rsrsrsrsrsrsrs
Abraços...

quandoescrevo disse...

Ajuda aí gente... procuro pelo nome da música do episódio Feitiço, da 5ª temporada!
E gostei de ouvir Garbage...