sexta-feira, agosto 27, 2010

Especial: Nosso Lar

A Vida no Mundo Espiritual

Em 1944 vem a público uma das obras mais populares da literatura espírita no país, o romance Nosso Lar, o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium brasileiro Chico Xavier. Este é o primeiro de uma série de livros cuja autoria é atribuída ao espírito André Luiz.

Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante e da Lei de Causa e Efeito a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.

Nosso Lar, obteve o primeiro lugar entre os dez melhores livros espíritas publicados no século XX, segundo pesquisa realizada em 1999 pela "Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura".

Desenhos minuciosos e detalhados do mapa da cidade "Nosso Lar" assim como a arquitetura das edificações, ministérios e casas, foram criados pela médium Heigorina Cunha através de suas observações realizadas durante suas saídas do corpo (desdobramento) em março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius.

Estes desenhos serviram de inspiração para criar o visual arquitetônico da cidade que se vê no Nosso Lar (filme). Seus desenhos foram esclarecidos e confirmados por Chico Xavier de que se tratava realmente da cidade "Nosso Lar".


Resumo

Ao abrir os olhos, André Luiz sabe que não está mais vivo – embora sinta fome, sede, frio, ele percebe que não pertence mais ao mundo dos encarnados. Ao seu redor, uma planície escura, desértica, tenebrosa, marcada por gritos e seres que vivem à sombra. As dúvidas e as dores intensificam-se. Que destino seria esse? A trajetória deste médico bem-sucedido pelo mundo espiritual é a história de Nosso Lar. Após o sofrimento nessas zonas purgatoriais, ele é levado para a cidade que intitula o filme. Novas lições e conhecimentos, marcados ainda por momentos de dor e sofrimento, estão no caminho deste homem, que enquanto aprende como é a vida em outra dimensão, também anseia em voltar à Terra e rever a família. Só que, ao conseguir ver seus entes queridos, André Luiz percebe a grande verdade - a vida continua para todos.

No livro, André Luiz apresenta-se como um estudioso do mundo espiritual, "traduzindo" as suas percepções de forma didática para que possam ser entendidas pelos encarnados. Descreve com riqueza de detalhes a colônia de apoio Nosso Lar, com as suas construções (principalmente as casas de repouso para os recém desencarnados), o seu sistema de transporte e os Ministérios de Trabalho. Segundo André Luiz, a forma de organização da colônia, e de como se dão os trabalhos, são concepções criadas pelos espíritos superiores, e visam disponibilizar uma assistência permanente aos homens desencarnados e, inclusive, encarnados.


Sobre André Luiz

Nenhum autor descreveu com tantos detalhes e especificidades a experiência do mundo espiritual quanto André Luiz, fato que desencadeou a produção de inúmeros relatos semelhantes à sua abordagem. A série é considerada um clássico do Espiritismo e, segundo Herculano Pires, em momento algum a obra entrou em contradição doutrinária com os livros fundamentais publicados por Alan Kardec. André Luiz foi, até agora, o melhor ilustrador da Codificação. Tudo que veio antes e depois dele, ou foi incompleto, ou então recebeu sua influência no estilo e na forma.

Só que André Luiz foi um nome fictício, adotado pelo próprio Espírito para proteger sua identidade, a do médico carioca desencarndo, escolhido e supervisionado por Emmanuel (o mentor de Chico) para executar a tarefa literária inédita e delicada.

André Luiz teria sido, em sua última encarnação, possívelmente um desses 3 conhecidos médicos:

Carlos Chagas (médico sanitarista)
Nasceu em 09/07/1879, na cidade de Oliveira em Minas Gerais. Desencarnou na cidade do Rio de Janeiro, em 08/11/1934. Foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista. Trabalhou como clínico e pesquisador. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (doença de Chagas). Ele foi o primeiro e o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa. Foi membro honorário da Academia Brasileira de Medicina e doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris. Também trabalhou no combate à leptospirose e às doenças venéreas.

Faustino Esposel (renomado neurologista)
Nasceu em 10/08/1888, na cidade do Rio de Janeiro. Desencarnou na mesma cidade, em 16/09/1931. Era professor substituto da seção de neurologia e psiquiatria da Faculdade de Medicina, catedrático de neurologia na Faculdade Fluminense de Medicina. Formou-se em 1910 em farmácia e em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese sobre "Arteriosclerose cerebral".

Oswaldo Cruz (médico sanitarista)
Nasceu em 05/08/1872, na cidade de São Luiz do Paraitinga. Desencarnou em Petrópolis em 11/02/1917. Foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.


Os Ministérios de Nosso Lar

Nosso Lar tem governador e seis ministérios: União Divina, Elevação, Esclarecimento, Comunicação, Auxílio e Regeneração. A colônia tem a forma de uma estrela de seis pontas - cada uma relacionada a um dos ministérios. Um enorme muro protege toda colônia de ataques dos espíritos que moram no Umbral e são organizados. Conheça agora cada um dos ministérios:


Ministério do Auxílio
Acolhe os espíritos que são resgatados no Umbral, por merecimento, como ocorreu com André Luiz. Se revelam proveito, com o correr do tempo são admitidos aos trabalhos de Auxílio, Comunicação e Esclarecimento, a fim de se prepararem, com eficiência, para futuras tarefas planetárias.

Ministério da Regeneração
Preparam-se os espíritos para a reencarnação. Uma parte pode escolher, com ajuda de seus mentores, a vinda voluntária. Outra, no entanto, está sujeita à volta à vida compulsória. É preciso miniaturizar o corpo astral (perispírito como também é conhecido) para ser acoplado ao "sêmem espiritual", que será conectado ao óvulo no momento da fertilização do óvulo pelo espermatozóide.

Ministério da União Divina
É o mais elevado. Dali partiriam os espíritos que, após perderem o corpo astral (emocional) por mérito, não precisam encarnar mais na Terra. Vivem na dimensão do corpo mental.


Ministério da Comunicação
Para o esclarecimento gradativo dos espíritos desencarnados, que se revelam necessitados de apoio e instrução. A palavra articulada, falada ou escrita, irradiada ou televisada, ainda é o processo mais rápido de comunicação.


Ministério da Elevação
É o ministério da renúncia e elevação pessoal.

Ministério da Esclarecimento
Tudo vai depender do equilíbrio do Espírito. A lembrança de fatos sombrios nem sempre são úteis ao nosso aprimoramento espiritual. De qualquer forma, podemos ter acesso à Seção do Arquivo, no Ministério do Esclarecimento, onde podemos conhecer nossas vidas passadas.

Governadoria
É sede movimentada de todos os assuntos administrativos, numerosos serviços de controle direto, como, por exemplo, o de alimentação, distribuição de energias elétricas, trânsito, transporte e outros.


Galeria de Vídeos













IMPORTANTE
Para a FOX, que produziu o filme, e todos os outros parceiros, o que interessa é a bilheteria. Se esta for um sucesso o filme será levado para o exterior. E para que isto se concretize o MAIS IMPORTANTE É A PRIMEIRA SEMANA. As semanas seguintes servem apenas para fins de estatística.

Portanto foi recomendado que divulguem isto: VAMOS LOGO NA PRIMEIRA SEMANA EM MAIOR NÚMERO POSSÍVEL.

A história de André Luiz não termina em "Nosso Lar".


Coleção "A Vida no Mundo Espiritual"

    Nosso Lar (1944)
    Os Mensageiros (1944)
    Missionários da Luz (1945)
    Obreiros da Vida Eterna (1946)
    No Mundo Maior (1947)
    Libertação (1949)
    Entre a Terra e o Céu (1954)
    Nos Domínios da Mediunidade (1955)
    Ação e Reação (1957)
    Evolução em Dois Mundos (1958)
    Mecanismos da Mediunidade (1960)
    Sexo e Destino (1963)
    E a Vida Continua... (1968)

    Obras complementares

    Agenda Cristã (1948)
    Conduta Espírita (1960)
    Desobsessão (1964)


Audionovela

Com produção realizada pela Editora Elevação a partir da iniciativa de José de Paiva Netto, a audionovela Nosso Lar foi realizada sob a direção e adaptação do diretor de TV Paulo Figueiredo. Diferentemente de audiolivros convencionais onde normalmente a obra é lida em sua inteireza - ou às vezes de forma condensada - por apenas uma pessoa, a audionovela Nosso Lar é em formato semelhante às novelas de rádio, onde há a representação dos personagens, efeitos sonoros e músicas. Na produção as vozes dos personagens são realizadas por grandes dubladores de superproduções de Hollywood


Fontes
http://nossolarofilme.com.br/
http://www.youtube.com/nossolarofilme
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Lar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Chagas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Cruz

"A vida não cessa. A vida é fonte eterna
e a morte é o jogo escuro das ilusões"

6 comentários:

Penélope Luz disse...

Ficou fantástico o seu post! Completíssimo! Parabéns!!!

Rangel Silva disse...

PARABÉNS... POST SENSACIONAL, bem esclarecedor e didático, acabei de virar fã do blog!!

abraços

Rangel

Rangel Silva disse...

PARABÉNS... POST SENSACIONAL, bem esclarecedor e didático, acabei de virar fã do blog!!

abraços

Rangel

Dudu Santana disse...

Aí, Rob, tirou férias? Ou não anda acontecendo nada no mundo mesmo? Abração!

Muita Paz!

Sr. R disse...

Não é isso Dudu, é que a minha filhinha de 10 meses tá dando um trabalhão!

Logo que ela voltar a dormir a noite toda, volto a escrever novas matérias para o blog.

Grande abraço

Helaina Carvalho disse...

Vi o filme, mas infelizmente não foi no cinema... foi em casa em DVD... queria ter visto no cinema!!

Achei o filme muito interessante e acho que seu post ficou realmente muito bom e completo!! Parabéns!!

Bom final de semana!!
Bejins;

http://universo-invisivel.blogspot.com/