terça-feira, novembro 28, 2006

MILLENNIUM

Prêmio Golden Globe 96 - Melhor Série Dramática

Criada por Chris Carter, o mesmo autor de Arquivo X, a série Millennium traz um misto de terror e suspense, e trata principalmente, do ser humano, no que ele vem se transformando à medida que se aproxima o final do século. Não existem alienígenas, monstros mitológicos ou fenômenos da natureza; o vilão aqui é o próprio homem.

Tudo se desenvolve em torno do personagem Frank Black que é um ex-agente do FBI especializado em crimes seriais e sexuais, que atuava em San Francisco. Resolveu largar tudo e mudar-se com a família para Seattle, onde ele pensava que teria mais tranqüilidade para poder passar mais tempo com sua mulher e sua filha. O detalhe é que nasceu com um poder extraordinário; uma espécie de "dom": ele tem o poder de entrar na mente do assassino e ver os assassinatos com os olhos do assassino. Em Seattle, Frank é convidado por Peter Watts a entrar no Grupo Millennium.

Nos primeiros episódios da série imaginava-se única e exclusivamente que o Grupo Millennium fosse uma organização secreta de pessoas, em sua maioria ex-agentes do FBI dotadas de diferentes habilidades, paranormais ou não. Presumia-se que o objetivo do grupo era ajudar a polícia em investigações, e impedir que o mal se alastre com a chegada do novo Milênio. Entretanto isto é apenas uma fração do que o Grupo é e faz. Na realidade, o Grupo é compreendido de muitos peritos de diferentes setores da lei, médica, legal, tecnologia, e campos científicos.

O GRUPO SE DIVIDE

O Grupo Millennium é compreendido de um número muito grande de indivíduos inteligentes que desejam salvar o mundo. Infelizmente, alguns membros do Grupo não compartilham as mesmas crenças. Na Segunda temporada da série, o Grupo Millennium se dividiu em duas facções, os Corujas e os Galos.


Corujas: Corujas é o nome dado para a facção menor, que é compreendido por ateus. Os Corujas são cientistas que acreditam que, em aproximadamente 70 anos a Terra seja devastada por causa da destruição da natureza causada pelo homem no decorrer do tempo. Os Corujas também acreditam que o mau é um produto do homem. Os Corujas condenam a crença dos Galos na religião; eles acreditam que a fé dos Galos na Bíblia conduzirá o Grupo para outro caminho que nada tem a ver com o que pensam os Corujas.


Galos: Galos são a maioria dos membros do grupo. São religiosos e seguem a Bíblia e o testamento original. Eles acreditam em uma batalha do Bem contra o Mal com a chegada do novo Milênio. Entretanto, eles temem que, se um evento não ocorrer logo, eles perderão o controle da maioria dos Galos. Isto tem feito com que eles mesmos tentem criar seu próprio apocalipse para assegurar seu controle.


O LOGOTIPO DA SÉRIE

Ouroboros é um símbolo representado por uma serpente, ou um dragão, que morde a própria cauda. É um signo para a eternidade. Pensa-se que o símbolo matemático de infinito poderá ter origem numa forma de representação desta serpente.

Segundo o “Dictionnaire des symboles” (Jean Chevalier e Alain Gheerbrant, Robert Laffont, 11ª impressão, Paris, 1990, pág. 716) o ouroboros simboliza o ciclo da evolução fechado sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, auto fecundação e, em consequência, o eterno retorno.


CURIOSIDADES

1.) No seu primeiro ano de produção, Millennium ficou conhecido por sempre trazer "o assassino da semana". Isso fez com que muitas pessoas se desagradassem com a série por causa da alta dose de violência. Por esse motivo, no segundo ano, Chris Carter resolveu mudar tudo. Como estava muito ocupado na produção do longa metragem de Arquivo X, ele passou a tarefa de conduzir Millennium para dois competentes produtores e escritores, já bem conhecidos por seus trabalhos em Arquivo X e Comando Espacial: Glenn Morgan e James Wong.

Com isso, o clima da série mudou totalmente, abandonando a violência explícita e dando lugar ao terror psicológico, dando mais espaço também para momentos cômicos e divertidos. No Brasil, a série começou a ser exibida em 1997 na Rede Recod, que já tinha também sob sua responsabilidade a exibição da série Arquivo X. Para a surpresa dos fãs, foi cancelada devido aos baixos índices de audiência e violência excessiva. A terceira temporada ainda chegou a ser exibida no Brasil, mas apenas pelo canal a cabo FOX; na televisão aberta nunca chegou a passar.

2.) No episódio "Lamentação" do primeiro ano da série, Frank Black está em Quantico e cruza com os agente Fox Mulder e Dana Scully pelas escadas do FBI. É uma cena muito rápida, de segundos, que foi percebida apenas pelos fãs de Arquivo X.


3.) Assim como em Arquivo X, Frank Black e o grupo Millennium contam com a ajuda de um Hacker de computador. No episódio "A Mão de São Sebastião" da segunda temporada, descobrimos que ele é fã ardoroso do seriado "O Planeta dos Macacos" (série que também foi exibida pelo canal Fox).

4.) Se você tiver a oportunidade de assistir o disco de extras da série verá que Chris Carter ao ser interrogado pelos executivos da Fox sobre o que era o seriado, o que eles poderiam esperar da nova série, ele sempre respondia "É como o filme Seven."

5.) O grupo Millennium existe de verdade, chama-se "Academy Group". Mas seus membros são pessoas normais (será?), todos agentes aposentados da CIA, FBI, Serviço Secreto e Força Aérea Americana que hoje prestam serviço de consultoria para as mesmas agências. Os casos que eles relatam no DVD extra são muito impressionantes, inclusive a maneira como é montado o perfil psicológico do assassino.


4 comentários:

Goj disse...

Tenho saudades desse tipo de série que posso até dizer a La Chris Carter.

Como não houve batalha nenhuma com a entrada do novo milênio então só me resta dizer que o corujas estão certos, melhor não precisa nem dizer que sou mais que afeiçoado aos corujas :P

Go corujas, Go ateus...

Luhhhhcia disse...

parabéns pelo blog...
gostei muito... tudo nos minimos detalhes!

e esse seriado é um dos que fazem falta na tv!

lordvinking disse...

muito 10 esta serie.

Raquel Alves disse...

Olá. Gostei demais desta matéria que publicarei ela completa em meu blog, é claro, colocando todos os créditos á vocês. Muito massa essa matéria da série Millennium. Parabéns!