segunda-feira, julho 06, 2009

Começam as filmagens do longa "Chico Xavier"

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"

Em 2010, Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, completaria 100 anos (nasceu em 02 de abril de 1910), e para comemorarmos essa data, nada melhor que um filme contando sua vida e obra.

A frase acima é de sua autoria e está estampada na camiseta azul clarinha distribuída à todos da equipe. No momento em que se começa um projeto como este, suas palavras são como um abraço em todos os envolvidos.

Dirigido por Daniel Filho, que já trabalhou em filmes como "Se eu fosse você 1 e 2", "Caramuru, a invenção do Brasil", "Cidade de Deus", "Carandiru", "Cazuza – O tempo não pára", "2 Filhos de Francisco", entre outros. O longa será baseado em biografias como "As Vidas de Chico Xavier", escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior.


No elenco, interpretando nosso querido Chico temos 3 atores: criança, vivido por Matheus Costa; adulto, por Ângelo Antônio; e mais velho, por Nelson Xavier. Tony Ramos, Cristiane Torloni, Rosi Campos, Letícia Sabatella e Cássia Kiss.


Filho de um casal simples, seu pai um operário e sua mãe uma lavadeira. Ficou órfão de mãe com 5 anos. Ainda menino aprendeu a se manter calmo e calado em momentos de sofrimento, pois sofria agressões de sua madrinha, nestes momentos se dirigia ao quintal da casa afim de reencontrar sua mãe, ele sempre a via e a escutava após fazer orações.


Sua professora D. Rosália descobriu sua mediunidade psicográfica, vendo os textos que Chico escrevia após passeios feitos nos campos, ela notava que Chico sempre tirava as melhores notas, e escrevia uma verdadeira página literária sobre o amanhecer e daí tirando conclusões evangélicas.

Distante da cidade, Chico entra cada vez mais em contato com a natureza. Vê em tudo poesia e oração, trata as árvores como irmãs e compreende como poucos a alma do grande todo.

No dia 8 de julho de 1927, Chico Xavier fez a primeira atuação do serviço mediúnico, em público. Seu primeiro livro psicografado foi publicado em 1931. Em 1931, Chico passou a receber as primeiras poesias de "Parnaso de Além - Túmulo", que foi lançado em julho de 1932. Em 1950, Chico Xavier havia recebido, pela sua psicografia, mais de 50 ótimos livros. Vivia seu apogeu.

Se tornou conhecido no Brasil e no mundo inteiro. O Parnaso de Além Túmulo, por si só, valia pelo mais legítimo dos documentos, validando-lhe o instrumental mediúnico, o mais completo e seguro que o Espiritismo tem tido para lhe revelar as verdades, inclusive o intercâmbio das idéias entre os dois Mundos. Além disso, recebera romances, livros e mais livros, versando assuntos filosóficos, científicos e, sobretudo, realçando o espírito da letra dos Evangelhos, escrevendo e traduzindo, de forma clara e precisa, as Lições consoladoras e imortais do Livro da Vida.

Seu trabalho sempre consistiu na divulgação doutrinária e em tarefas assistenciais, aliadas ao evangélico serviço do esclarecimento e reconforto pessoais aos que o procuraram. Os direitos autorais de seus livros publicados, em torno de 410, são cedidos, gratuitamente, às editoras espíritas e outras entidades assistênciais.





Leia também
Chico Xavier
Reportagem sobre Chico Xavier
Frei Beto fala sobre a obra de Chico


Fontes
http://twitter.com/chicoxavierfilm

Nenhum comentário: