segunda-feira, maio 05, 2008

Chuva de meteoros pode ser vista na madrugada

Ver uma chuva de meteoros é sempre uma atividade interessante e instrutiva, mas nem sempre estamos prontos a contemplá-las. Algumas vezes elas acontecem e passam e só depois é que ficamos sabendo que ela ocorreu, não é mesmo?


Mas desta vez não será por falta de aviso. Observar e contar os fragmentos que ardem ao penetrar em nossa atmosfera será uma tarefa muita agradável para quem quiser acordar cedo nesta terça-feira. E não é para menos. Aproximadamente 04h30 da manhã, no mesmo quadrante em que o Sol nasce, estará ocorrendo uma das mais interessantes chuvas anuais de meteoros. Trata-se da Eta Aquarídea, a chuva de estrelas cadentes formada pelo rastro do cometa Halley.

O cometa Halley descreve uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos e a última vez que se aproximou da Terra foi há 22 anos, em 1986. Atualmente, o cometa Halley está muito longe, bem pra lá da órbita de Urano, mas a trilha de poeira gelada deixada por ele ainda pode ser vista.

Isso acontece duas vezes por ano e ocorre quando nosso planeta cruza essas partículas.


Ao penetrar na alta atmosfera, os fragmentos se incandescem e produzem as chamadas chuvas de meteoros. Quando ocorrem no mês de maio, a chuva é chamada de Eta Aquarídea e quando acontece em outubro se chama Orionídea. Em ambos os casos as chuvas de meteoros são causadas pelas partículas deixadas pelo cometa Halley.


Vendo a chuva

A chuva de Eta de Aquárius ocorre entre os dias 21 de abril e 12 de maio, com seu ponto máximo entre os dias 5 e 6 de maio. Portanto quem esteve observando os céus nestes dias pode ter presenciado alguns fragmentos, Normalmente são esperados entre 20 e 60 meteoros por hora, mas não espere um espetáculo semelhante aos fogos de artifício, principalmente nas grandes cidades e locais mais claros.

Para ver a chuva durante a madrugada, localize com a ajuda da carta celeste acima a constelação de Aquario, próximo ao ponto cardeal leste. A melhor maneira para se ver os meteoros é ir até um local escuro, sentar confortavelmente em uma cadeira reclinável e admirar o céu relaxadamente. Como as noites estão mais frias, é sempre bom ter à mão um cobertor. Os meteoros devem aparecer em qualquer local do céu, mas as trilhas deixadas por eles vão parecer apontar para Eta de Aquárius.

É isso. As dicas estão dadas. Agora é só torcer os dedos para o tempo colaborar e o sono não chegar antes da hora. Bons céus a todos!

Artes: No topo vemos a carta celeste onde podemos identificar a constelação de Aquário e a posição aparente da chuva de meteoros. Na seqüência vemos a representação esquemática mostrando como a Terra cruza a esteira de partículas deixada pelo cometa.

Fonte
http://apolo11.com/cometa_73p.php?posic=dat_20080505-092848.inc

3 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS AO DONO DESSE BLOG, EU O DESCOBRI AGORA, TAVA PESQUISANDO SOBRE O VIDEO DO EXTRATERRESTRE EM MERIDA NO MEXICO E TIVE A SORTE DE ENCONTRAR O BLOG, MAIS UMA VEZ PARABENS E CONTINUE SEMPRE ATUALIZANDO, UMA PERGUNTA, A CHUVA DE METEOROS VAI SER NA MADRUGADA DE SEGUNDA PRA TERÇA OU NA MADRUGADA DE TERÇA PRA QUARTA?

Sr. R disse...

Olá amigo

A chuva de meteoros aconteceu no dia 06/05/2008, terça-feira, Aproximadamente 04h30 da manhã.

Um abraço

Unknown disse...

Pesquisando achei esse site...uma pergunta interna que me atormenta desde 1986...eu tinha 7 anos exatos...levantei da cama já de madrugada corri a janela de casa como se algo me chamasse...eu dormia antes...um "disco voador",lento e enorme (poderia cobrir umas 5 ou mais casas de 3 quartos e suas dependecias básicas) passava por cima do telhado de minha casa,bem baixo...cinza com algumas luzes discretas internas,nada iluminava o solo...não consigo desenhar por mais que tentasse...mais a minha memória guarda essa imagem.Na manhã seguinte junto aos amigos da vizinhança,comentei o fato,um outro amigo mais velho em poucos anos, também afirmou ter visto o mesmo disco,os outros riram de nós...uma semana depois o cometa Halley passava e todos estavam na rua avistando ou tentando avistar o mesmo.Nasci espírita,nunca frequentei outro lugar que não um centro,leio e releio a codificação sem que isso me saia da memória...ouvi,vi e senti espíritos...nasci sem neuroses aparentes,hoje adulta apresento neuroses ou transtornos de personalidade que nunca me adoeceram pq a espiritualidade me chama e guia na reforma moral e intelectual,a familia traz caracteristicas básicas de esquizofrenia,ciclos viciosos se repetem relacionados a isso,como a aparição de pessoas no convivio social com os mesmos transtornos...como um aviso a que vim...evolução mesmo...tendências a serem melhoradas...quis comentar isso aqui pq nos centros comuns a que frequento,sou ignorada qt ao fato...AS PERGUNTAS,ENTÃO:

Seria possivel o "disco" ter me aparecido e a meu amigo como uma certeza de que mundo viemos?

Pela época(nasci em 1979,PODEMOS INDENTIFICAR ISSO?

Poderia o meu espírito ser reconhecido (EXISTEM REGISTROS DE REENCARNAÇÕES DE ESPÍRITOS NESSA ÉPOCA EM 1979),ter vindo de algum planeta e assim indentificar certas caracteristicas de reforma necessária?Como por exemplo os espíritos cristais e indigos do Planeta de Alcione?

Compreenderam?Não consigo me expressar melhor!!!Jamais me dirão que eu não vi aquilo com os olhos que tenho...minha mente não me aganou...Gostaria de entender o fato além do que já foi compreendido através da codificação e não encontro respostas...