sexta-feira, agosto 27, 2010

Especial: Nosso Lar

A Vida no Mundo Espiritual

Em 1944 vem a público uma das obras mais populares da literatura espírita no país, o romance Nosso Lar, o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium brasileiro Chico Xavier. Este é o primeiro de uma série de livros cuja autoria é atribuída ao espírito André Luiz.

Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante e da Lei de Causa e Efeito a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.

Nosso Lar, obteve o primeiro lugar entre os dez melhores livros espíritas publicados no século XX, segundo pesquisa realizada em 1999 pela "Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura".

Desenhos minuciosos e detalhados do mapa da cidade "Nosso Lar" assim como a arquitetura das edificações, ministérios e casas, foram criados pela médium Heigorina Cunha através de suas observações realizadas durante suas saídas do corpo (desdobramento) em março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius.

Estes desenhos serviram de inspiração para criar o visual arquitetônico da cidade que se vê no Nosso Lar (filme). Seus desenhos foram esclarecidos e confirmados por Chico Xavier de que se tratava realmente da cidade "Nosso Lar".


Resumo

Ao abrir os olhos, André Luiz sabe que não está mais vivo – embora sinta fome, sede, frio, ele percebe que não pertence mais ao mundo dos encarnados. Ao seu redor, uma planície escura, desértica, tenebrosa, marcada por gritos e seres que vivem à sombra. As dúvidas e as dores intensificam-se. Que destino seria esse? A trajetória deste médico bem-sucedido pelo mundo espiritual é a história de Nosso Lar. Após o sofrimento nessas zonas purgatoriais, ele é levado para a cidade que intitula o filme. Novas lições e conhecimentos, marcados ainda por momentos de dor e sofrimento, estão no caminho deste homem, que enquanto aprende como é a vida em outra dimensão, também anseia em voltar à Terra e rever a família. Só que, ao conseguir ver seus entes queridos, André Luiz percebe a grande verdade - a vida continua para todos.

No livro, André Luiz apresenta-se como um estudioso do mundo espiritual, "traduzindo" as suas percepções de forma didática para que possam ser entendidas pelos encarnados. Descreve com riqueza de detalhes a colônia de apoio Nosso Lar, com as suas construções (principalmente as casas de repouso para os recém desencarnados), o seu sistema de transporte e os Ministérios de Trabalho. Segundo André Luiz, a forma de organização da colônia, e de como se dão os trabalhos, são concepções criadas pelos espíritos superiores, e visam disponibilizar uma assistência permanente aos homens desencarnados e, inclusive, encarnados.


Sobre André Luiz

Nenhum autor descreveu com tantos detalhes e especificidades a experiência do mundo espiritual quanto André Luiz, fato que desencadeou a produção de inúmeros relatos semelhantes à sua abordagem. A série é considerada um clássico do Espiritismo e, segundo Herculano Pires, em momento algum a obra entrou em contradição doutrinária com os livros fundamentais publicados por Alan Kardec. André Luiz foi, até agora, o melhor ilustrador da Codificação. Tudo que veio antes e depois dele, ou foi incompleto, ou então recebeu sua influência no estilo e na forma.

Só que André Luiz foi um nome fictício, adotado pelo próprio Espírito para proteger sua identidade, a do médico carioca desencarndo, escolhido e supervisionado por Emmanuel (o mentor de Chico) para executar a tarefa literária inédita e delicada.

André Luiz teria sido, em sua última encarnação, possívelmente um desses 3 conhecidos médicos:

Carlos Chagas (médico sanitarista)
Nasceu em 09/07/1879, na cidade de Oliveira em Minas Gerais. Desencarnou na cidade do Rio de Janeiro, em 08/11/1934. Foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista. Trabalhou como clínico e pesquisador. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi (doença de Chagas). Ele foi o primeiro e o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa. Foi membro honorário da Academia Brasileira de Medicina e doutor honoris causa da Universidade de Harvard e Universidade de Paris. Também trabalhou no combate à leptospirose e às doenças venéreas.

Faustino Esposel (renomado neurologista)
Nasceu em 10/08/1888, na cidade do Rio de Janeiro. Desencarnou na mesma cidade, em 16/09/1931. Era professor substituto da seção de neurologia e psiquiatria da Faculdade de Medicina, catedrático de neurologia na Faculdade Fluminense de Medicina. Formou-se em 1910 em farmácia e em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde defendeu a tese sobre "Arteriosclerose cerebral".

Oswaldo Cruz (médico sanitarista)
Nasceu em 05/08/1872, na cidade de São Luiz do Paraitinga. Desencarnou em Petrópolis em 11/02/1917. Foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.


Os Ministérios de Nosso Lar

Nosso Lar tem governador e seis ministérios: União Divina, Elevação, Esclarecimento, Comunicação, Auxílio e Regeneração. A colônia tem a forma de uma estrela de seis pontas - cada uma relacionada a um dos ministérios. Um enorme muro protege toda colônia de ataques dos espíritos que moram no Umbral e são organizados. Conheça agora cada um dos ministérios:


Ministério do Auxílio
Acolhe os espíritos que são resgatados no Umbral, por merecimento, como ocorreu com André Luiz. Se revelam proveito, com o correr do tempo são admitidos aos trabalhos de Auxílio, Comunicação e Esclarecimento, a fim de se prepararem, com eficiência, para futuras tarefas planetárias.

Ministério da Regeneração
Preparam-se os espíritos para a reencarnação. Uma parte pode escolher, com ajuda de seus mentores, a vinda voluntária. Outra, no entanto, está sujeita à volta à vida compulsória. É preciso miniaturizar o corpo astral (perispírito como também é conhecido) para ser acoplado ao "sêmem espiritual", que será conectado ao óvulo no momento da fertilização do óvulo pelo espermatozóide.

Ministério da União Divina
É o mais elevado. Dali partiriam os espíritos que, após perderem o corpo astral (emocional) por mérito, não precisam encarnar mais na Terra. Vivem na dimensão do corpo mental.


Ministério da Comunicação
Para o esclarecimento gradativo dos espíritos desencarnados, que se revelam necessitados de apoio e instrução. A palavra articulada, falada ou escrita, irradiada ou televisada, ainda é o processo mais rápido de comunicação.


Ministério da Elevação
É o ministério da renúncia e elevação pessoal.

Ministério da Esclarecimento
Tudo vai depender do equilíbrio do Espírito. A lembrança de fatos sombrios nem sempre são úteis ao nosso aprimoramento espiritual. De qualquer forma, podemos ter acesso à Seção do Arquivo, no Ministério do Esclarecimento, onde podemos conhecer nossas vidas passadas.

Governadoria
É sede movimentada de todos os assuntos administrativos, numerosos serviços de controle direto, como, por exemplo, o de alimentação, distribuição de energias elétricas, trânsito, transporte e outros.


Galeria de Vídeos













IMPORTANTE
Para a FOX, que produziu o filme, e todos os outros parceiros, o que interessa é a bilheteria. Se esta for um sucesso o filme será levado para o exterior. E para que isto se concretize o MAIS IMPORTANTE É A PRIMEIRA SEMANA. As semanas seguintes servem apenas para fins de estatística.

Portanto foi recomendado que divulguem isto: VAMOS LOGO NA PRIMEIRA SEMANA EM MAIOR NÚMERO POSSÍVEL.

A história de André Luiz não termina em "Nosso Lar".


Coleção "A Vida no Mundo Espiritual"

    Nosso Lar (1944)
    Os Mensageiros (1944)
    Missionários da Luz (1945)
    Obreiros da Vida Eterna (1946)
    No Mundo Maior (1947)
    Libertação (1949)
    Entre a Terra e o Céu (1954)
    Nos Domínios da Mediunidade (1955)
    Ação e Reação (1957)
    Evolução em Dois Mundos (1958)
    Mecanismos da Mediunidade (1960)
    Sexo e Destino (1963)
    E a Vida Continua... (1968)

    Obras complementares

    Agenda Cristã (1948)
    Conduta Espírita (1960)
    Desobsessão (1964)


Audionovela

Com produção realizada pela Editora Elevação a partir da iniciativa de José de Paiva Netto, a audionovela Nosso Lar foi realizada sob a direção e adaptação do diretor de TV Paulo Figueiredo. Diferentemente de audiolivros convencionais onde normalmente a obra é lida em sua inteireza - ou às vezes de forma condensada - por apenas uma pessoa, a audionovela Nosso Lar é em formato semelhante às novelas de rádio, onde há a representação dos personagens, efeitos sonoros e músicas. Na produção as vozes dos personagens são realizadas por grandes dubladores de superproduções de Hollywood


Fontes
http://nossolarofilme.com.br/
http://www.youtube.com/nossolarofilme
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nosso_Lar
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Chagas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osvaldo_Cruz

"A vida não cessa. A vida é fonte eterna
e a morte é o jogo escuro das ilusões"

quarta-feira, agosto 25, 2010

Aeronáutica libera documentos sobre OVNI's

Papéis eram tidos como sigilosos até o ano passado e agora estão disponíveis para consulta no Arquivo Nacional

As 1.562 páginas de documentos liberados pela Aeronáutica sobre óvnis nos céus do País já mobilizam ufólogos no Brasil e no mundo. Classificados como sigilosos até o ano passado, os documentos agora integram o "Arquivo X" da coordenação regional de Brasília do Arquivo Nacional.

As fotos, depoimentos e desenhos das aparições serão o principal tema do 16º Encontro Diálogo com o Universo, reunião de ufólogos que acontecerá em setembro, em Curitiba.

Responsável pelo acervo, Vivien Ishaq, supervisora do Núcleo do Acervo do Regime Militar, não esperava tanta repercussão com a liberação dos documentos, que registram aparições de óvnis de 1952 até 1999. "O que também chama a atenção é a quantidade de notícias da época do regime militar", avalia.

Ufólogos apontam que os principais papéis liberados são sobre episódios antes negados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Um destaque é o relatório da Operação Prato, organizada em 1977 na cidade de Colares, no Pará. Moradores relatavam que eram vítimas de queimaduras vindas de luzes do céu. "A operação sempre foi negada", disse o ufólogo Marco Antonio Petit.

A FAB também liberou transcrições dos diálogos da cabine de comando do voo 169 da Vasp, de Fortaleza a São Paulo. Na noite de 8 de fevereiro de 1982, a tripulação e os passageiros do avião viram um óvni de diversas cores acompanhar a aeronave. "A aeronáutica investigava as pessoas que relatavam as aparições para checar a credibilidade das histórias", explicou o pesquisador do Arquivo Nacional Pablo Endrigo Franco.



Em outro caso, de 1986, radares registraram pelo menos 21 óvnis em Goiânia e São José dos Campos. As aparições saturaram os radares e interromperam o tráfego aéreo. Dois jatos tentaram checar o que aconteceu. O resultado da investigação foi inconclusivo.



Portaria publicada pelo governo na terça-feira define que novos relatos de aparições de óvnis devem ser catalogados e encaminhados para o Comando da Aeronáutica e o Arquivo Nacional.

Fonte
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/

Vídeo Clip Bob Sinclair - Love Generation

Colisões de galáxias criaram 1° buracos negros

Nova simulação permite acompanhar o que se passava no núcleo das galáxias primordiais

Astrônomos acreditam ter descoberto a origem dos primeiros buracos negros supermassivos do Universo, que se formaram há cerca de 13 bilhões de anos. A descoberta, realizada por meio de simulações de computador e descrita na edição desta semana da revista Nature, pode vir a preencher um capítulo aindaem branco da história primordial do Universo.

A equipe do astrônomo Stelios Kazantzidis, da Universidade Estadual de Ohio, simulou condições que poderiam ter produzido buracos negros gigantes apenas 1 bilhão de anos após o Big Bang. Esse período é consistente com as observações das primeiras grandes galáxias conhecidas.

Durante décadas, cientistas acreditaram que as galáxias haviam evoluído hierarquicamente - isto é, com pequenos aglomerados de matéria crescendo gradualmente até atingir proporções galácticas.

A simulação de Kazantzidis indica que o processo foi muito mais abrupto. "Junto com resultados anteriores, nosso trabalho mostra que grandes estruturas, tanto galáxias quanto buracos negros, cresceram rapidamente. Isso contraria a formação hierárquica", disse ele, em nota.

Ainda de acordo com a nota do cientista, o aparente paradoxo se resolve com a percepção de que a matéria escura - um conjunto misterioso de partículas que não interage com a luz e que responderia pela maior parte da atração gravitacional no Universo - cresce de modo hierárquico, mas a matéria comum, não.

"A matéria normal que compõe as galáxias visíveis e os buracos negros supermassivos entra em colapso de modo mais eficiente, dando origem á formação anti-hierárquica".

Os cientistas iniciaram as simulações com duas galáxias primordiais gigantes, feitas de estrelas do tipo que existia no início do Universo. Os astrônomos acreditam que, naquela época, todas as estrelas tinham muito mais massa que as atuais: até 300 vezes a massa do Sol.

Em seguida, foram simuladas fusões e colisões galácticas, com o uso de supercomputadores. Os pesquisadores foram capazes de obter uma resolução de menos de 1 ano-luz, mostrando o que ocorre no núcleo das galáxias durante a fusão.

Duas coisas aconteceram: primeiro, gás e poeira no centro das galáxias se condensa, formando um disco denso. Em seguida o disco torna-se instável, o gás e a poeira contraem-se novamente, dando origem a um disco ainda mais denso, que por fim origina um buraco negro gigante.

Segundo Kazantzidis, esse resultado indica que a ideia de que as galáxias e seus buracos negros centrais crescem juntos pode estar errada: na simulação, o buraco negro cresce muito mais depressa e acaba dominando a galáxia. "Pode ser que a galáxia seja controlada pelo crescimento do buraco negro", disse.

Fonte
http://www.estadao.com.br/noticias/

sexta-feira, agosto 13, 2010

FAB cria normas para pilotos em caso de contato

Só a criação da norma já indica que o assunto é tratado com seriedade nas Forças Armadas

A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu regulamentar a forma como seus integrantes devem proceder caso avistem ou saibam da aparição de objetos voadores não identificados (OVNIs), informou nesta terça o Diário Oficial.

De acordo com as normas, diante da aparição ou da notícia de que alguém tenha visto um ovni, os oficiais devem registrá-la nos livros do Comando da Aeronáutica, que, por sua vez, deverá elaborar um documento que será enviado ao Arquivo Nacional.

Não existem registros oficiais sobre a aparição de naves de outros planetas no Brasil, mas durante a ditadura militar os serviços de inteligência do Estado investigaram a suposta presença de ovnis no céu da cidade de Colares, no Pará.

Conhecida como "Operação Prato", a investigação aconteceu entre 1977 e 1978, mas a ocorrência de estranhos fenômenos na cidade nunca foi comprovada.

Leia também

1982 - O Caso do Voo 169 da Vasp

terça-feira, agosto 10, 2010

Reencarnação no programa "Fantástico" da Globo

A matéria foi exibida no dia 8 de agosto

Apesar de abordada de uma forma bastante rápida e simples, a reportagem teve seus pontos positivos, para quem pensa em estudar melhor o assunto.

Abaixo a reportagem do Fantástico



Neste próximo vídeo, a primeira parte de um documentário do canal Discovery Channel chamado "Reencarnação: Histórias de Vidas Passadas"